NOTÍCIAS

Voltar

Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos arrecada mais de 6 toneladas

8 de janeiro de 2018


Superando a média das ações anteriores, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (Daae), em parceria com a Prefeitura e Casa Cairbar Schutel, arrecadou mais de 6 toneladas durante a Campanha de Coleta de Resíduos Eletrônicos, realizada no sábado (6), na Praça Pedro de Toledo, na região central da cidade. Nas três ações anteriores a arrecadação atingiu, em média, 5 toneladas cada.

 

O descarte incorreto dos equipamentos eletrônicos prejudica o meio ambiente por conta dos metais pesados, e isto vem aumentando a cada ano. Esses produtos liberam substâncias tóxicas que contaminam o solo, podendo atingir o lençol freático. As substâncias também podem poluir grandes regiões, causar danos ao meio ambiente e à saúde de animais e também da população, segundo o coordenador de Educação Ambiental, Valter Iost.

 A movimentação de carros para a descarga de carregadores de celulares, vídeos cassetes, monitores, CPUs, ventiladores, dentre outros eletroeletrônicos, foi intensa durante a campanha, que durou 5 horas – das 9h às 14h.

 O eletricista aposentado Cláudio Batista Daris levou a TV analógica e controle remoto à praça. “Troquei a TV velha por uma nova e não sabia onde descartar a antiga. Com o anúncio da campanha encontrei a solução, que é uma ótima ação para preservar o meio ambiente”, relatou.

Cairbar Schutel

 Os produtos arrecadados nas campanhas são desmontados, separados e comercializados pela Casa Cairbar Schutel, junto à empresa credenciada que emite certificado e atesta o recebimento do material de desperdício. A instituição possui estrutura e oficineira responsável pelo Projeto Reciclagem do Lixo Eletroeletrônico.

 Implantado em setembro de 2016, o projeto visa à reabilitação psicossocial dos assistidos, a geração de renda e a responsabilidade ambiental com base na Lei 12.305/10 sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

 Também proporciona a diminuição significativa do processo de reinternação psiquiátrica, a inclusão social pelo trabalho e renda, e o exercício da cidadania.

 A campanha “Lixo Eletrônico: Vamos dar um fim adequado” é permanente na instituição e a população pode descartar os produtos eletroeletrônicos na Avenida Cairbar Schutel, 454, no Jardim Arco Íris. Outra possibilidade é a retirada na própria residência do doador, mediante prévio agendamento pelo telefone (16) 3322-4466.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis