NOTÍCIAS

Voltar

“Campanha pela Paz no Trânsito” busca redução de acidentes

18 de abril de 2018


Sob o slogan “Para a vitória da vida, é preciso zerar a violência no trânsito”, a Prefeitura de Araraquara promove a partir da próxima segunda-feira (23) uma campanha visando diminuir os índices de acidentes envolvendo, principalmente, motocicletas. O lançamento será às 9h, no Paço Municipal.

Assista o vídeo da campanha:

 

A ação é uma realização conjunta da Secretaria Municipal de Comunicação e da Coordenadoria de Mobilidade Urbana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. “Os motociclistas costumam ser as principais vítimas de acidentes no trânsito, por isso eles são o maior alvo da campanha”, explica o coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro.

Segundo ele, embora o número de mortes no trânsito em vias municipais de Araraquara tenha caído pela metade no ano de 2017, segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), é preciso investir sempre em campanhas educativas e de sensibilização, além de ações como melhorias na sinalização. Em 2016, foram registradas 30 vítimas fatais no trânsito. Já em 2017 foram 14 e, dessas, nove eram motociclistas.

A iniciativa envolve distribuição de material informativo, palestras, vídeo e ações em redes sociais, além de intervenções artísticas em diferentes pontos da cidade com o grupo Anjos do Trânsito.

A secretária de Comunicação, Priscila Luiz, ressalta que a campanha é focada nas responsabilidades de motociclistas e também de motoristas para um trânsito seguro, na importância do respeito na relação entre ambos e no resultado da hostilidade existente entre os dois lados.

“Sabemos que, muitas vezes, há animosidade de ambos os lados com consequências graves, por isso a conscientização deve ser de todos. É possível e necessário que cada um se coloque no lugar do outro para diminuirmos a violência no trânsito e o número de acidentes. É nesse sentido que as ações da campanha se darão”, explica a secretária de Comunicação.

A campanha integra a programação educativa da Coordenadoria de Mobilidade Urbana em conformidade com o que estabelece o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e também atende indicação da vereadora Thainara Faria (PT).

Primeira ação

Como parte da ação, a equipe de Educação no Trânsito da Coordenadoria de Mobilidade Urbana ministra, nesta quarta-feira (18), no Senai, uma palestra sobre direção defensiva. A expectativa é atingir cerca de 500 alunos da instituição.

 

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis