NOTÍCIAS

Voltar

Carnaval 2017: famílias e amigos nos blocos da cidade

1 de março de 2017


Araraquara celebrou o Carnaval 2017 com uma programação variada e gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart. O destaque ficou por conta dos blocos carnavalescos que reuniram famílias e amigos movidos pela alegria e animação nas ruas de Araraquara.

O prefeito Edinho, depois de entregar a chave da cidade para o comando da Corte do Carnaval, prestigiou grande parte da programação nos quatro dias de festa. Edinho esteve nos Bailes do Carnaval da Paz e Cidadania no Clube Estrela e também nos blocos e na matinê de Bueno de Andrada.

“Temos que reaproximar o carnaval dos bairros da nossa cidade, retomando as Oficinas Culturais de Carnaval (bateria, passista, mestre sala, percussão, fantasia entre outras) com as crianças e adolescentes e, principalmente retomar a relação das escolas de samba com a comunidade. Elas representam o elo do carnaval com a população que não tem acesso ao lazer. Temos que também continuar incentivando os blocos, levando o carnaval de volta para as ruas, reavivando a tradição do carnaval popular”, avaliou. “Há um longo caminho pela frente, mas também muita vontade política de fazer com que o Carnaval volte a ser uma festa para todos e não só para aqueles que têm condições de pagar o ingresso de um clube”.

 

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, afirmou que em breve deve dar início à agenda para o Carnaval do próximo ano. “Iremos analisar as festividades deste ano e ver o que foi positivo para acertarmos as necessidades, e iniciarmos oficinas especializadas e pontuais para motivarem as comunidades do samba da cidade”.

Programação – A diversidade marcou a festa na Morada do Sol: teve Pré-Carnaval com Latido de Carnaval (desfile de pets) e Bloco Diversidade Folia (bloco LGBT), além de diversas atividades, como a realização de bailes, blocos, shows de frevo e reggae, apresentações de samba, côco e maracatu, além de matinê e folia em Bueno. O Bloco da Lira e o SambaZinho foram as bandas oficiais dos clubes, matinê e Bueno.

Os Bailes de Carnaval no Clube Estrela – apesar de um público pequeno – contaram com quatro noites de diversão e folia, indo das 22h às 01h da manhã. As baterias da escolas de samba – Gaviões do Selmi Dei, Nação Quilombola, Benê do Victório de Santi e Mancha Araraquara – se apresentam, cada dia uma.

Os blocos carnavalescos animaram com os araraquarenses que, em grupos de amigos ou familiares, realizaram trajetos curtos pela cidade, sempre animados com marchinhas e sambas.

O Cordão da Luz Divina reuniu os foliões na Praça Pedro de Toledo, de onde partiu para a Praça das Bandeiras com muitas fantasias; na Vila Xavier, o Ponto Chic foi o local de encontro, além do “Que Bloco é Esse?” que levou Côco e Maracatu para o bairro do Carmo, com muita animação.

Vale destacar que na Praça das Bandeiras também teve frevo, enquanto o Teatro Wallace Leal recebeu dois dias de programação de reggae: o Carna Reggae – Carnaval Sound System, com a apresentação de diversos artistas araraquarenses e de São Paulo.

“Tivemos quatro dias muito felizes, com atividades que motivaram o público a sair de casa e se divertir. Esperamos dar continuidade aos eventos carnavalescos a fim de, no próximo ano, trazermos ainda mais alegria para nossa população”, finaliza a secretária da Cultura.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis