NOTÍCIAS

Voltar

Carnaval de Araraquara tem atrações diversificadas

26 de janeiro de 2017


O Carnaval está garantido em Araraquara! A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, está preparando uma festa diversificada e cheia de atrações para a família da região, com todas as atividades gratuitas.

“Estamos estruturando esse novo formato do nosso carnaval junto às escolas de samba da cidade e a Liga Carnavalesca”, comenta Teresa Telarolli, secretária Municipal da Cultura. Segundo ela, o formato é o possível para este ano, dentro do tempo de gestão do novo governo e das limitações orçamentárias da prefeitura.

“Mas, o compromisso do prefeito Edinho é a reorganização das Oficinas Culturais do Carnaval e a reestruturação das escolas de samba para que no próximo carnaval retorne com os desfiles no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região)”, explicou.

Ela lembra que a cidade contará com a Corte do Carnaval, que deverá ser formada por integrantes das escolas da cidade. A Corte receberá a chave da cidade do prefeito Edinho Silva para comandar Araraquara nos quatro dias de folia e participará do carnaval nos clubes e salões da cidade.

Os bailes carnavalescos já estão confirmados: serão quatro noites de alegria no Clube Estrela, além de uma matinê. “Também faremos um agito em Bueno de Andrada em uma das tardes”, complementa a secretária.

Uma das novidades da programação 2017 é o apoio aos blocos da cidade que sempre saíram de modo independente. “O carnaval dos blocos terá parceria com a Prefeitura e terão suas saídas no período do fim da tarde, a fim de trazer as famílias da cidade para a festa. Queremos contemplar alguns bairros centrais – como Carmo e o próprio Centro – mas também estenderemos essa programação a pelo menos outros três bairros mais periféricos, além da Vila Xavier”, explica Teresa.

As baterias das escolas de samba também trazem seu repique para o Carnaval, estando presentes nos bailes que acontecerão no Clube Estrela. “É uma forma de retomarmos um pouco do desfile do Carnaval e das escolas continuarem seus ensaios de bateria, não deixando dispersar suas comunidades carnavalescas”.

Também confirmado para o carnaval araraquarense está uma apresentação de maracatu. “Valorizaremos o trabalho do grupo local de maracatu, com um cortejo pelo Carmo que deverá ser finalizado com na Praça do bairro, com muita animação e o resgate da nossa cultura popular”, apontou a secretária, lembrando que, em pelo menos três espaços culturais (Palacete das Rosas, Museu da Imagem e do Som e Museu Voluntários da Pátria) haverá exposições temáticas do carnaval.

Ainda, cabe destacar que a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart abriu edital para chamamento de bandas musicais tocarem nos bailes no Clube Estrela. Os interessados devem consultar os Atos Oficiais que, desde o começo desta semana, estão disponíveis no site da Prefeitura, no endereço: www.araraquara.sp.gov.br.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis