NOTÍCIAS

Voltar

Casa da Cultura: nome do homenageado recebe grafia correta

29 de março de 2017


Até esta semana o nome na fachada permaneceu escrito com “z”, Luiz. Fabiana Virgílio, coordenadora de Acervos e Patrimônio Histórico, acredita que o erro se deu no processo legislativo que nomeou a Casa da Cultura de “Luiz Antonio”, alterando a consoante. “Conseguimos pegar todo o processo e a biografia do Luís, que traz o nome dele escrito com ‘s’ e com acento no ‘i’. Acredito que, por não ter nos arquivos municipais a certidão de nascimento e nem de óbito do Luís, tomaram como certo a Lei que nomeou a Casa da Cultura, onde o Luís estava grafado com ‘z’, Luiz”, conclui.

Segundo a coordenadora, a provocação sobre o assunto veio dos próprios artistas de Araraquara que, durante a primeira reunião sobre a organização da Semana Luis Antonio Correa, fizeram questionamentos ao poder público. “A reunião ocorreu na primeira quinzena de março. Logo em seguida, fomos em busca da documentação”, contou Fabiana.

Para ela, o simples erro ortográfico originou a confusão que perdurou décadas. “Então fomos ao cartório pegar a segunda via da certidão de nascimento e nossas suspeitas foram supridas: o Luís se escreve com ‘s’ e com acento no ‘í’”, explica. Ainda, vale lembrar que o “Antonio” do seu nome não leva o acento circunflexo.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis