NOTÍCIAS

Voltar

“Cidadania LGBT” em pauta nos meses de outubro e novembro em Araraquara

3 de outubro de 2017


Diversas atividades realizadas pela Assessoria Especial de Políticas LGBT (LGBTQIA+) da Prefeitura, em parceria com o Sesc e com diversos coletivos da cidade, marcam o mês de outubro e novembro em Araraquara. A programação da “Cidadania LGBT” é gratuita e está vinculada à luta pela liberdade de expressão das pessoas não heterocisnormativas.

Na última segunda (02), na Câmara Municipal, foi realizada através do mandato da vereadora Thainara Faria, o lançamento da exposição “Cidadania LGBT”, com fotos da história LGBT e também os cards da campanha “O que é”, com informações sobre termos do universo LGBT e identidade e gênero. A exposição permanece até o próximo dia 15.

Uma das novidades da programação é o curso “Drag Queen – processos de construção de personagem”, realizado pelo Sesc Araraquara, com início na terça (03) até sexta (06). A unidade de Araraquara também apresenta no sábado (07), às 20 horas, o espetáculo “Cabaré Show Drag – histórias que emergem por trás do glamour” (retirada de ingressos gratuitos na Central de Atendimento do Sesc Araraquara, no dia da apresentação, a partir das 9h30). Vale destacar que, no dia 25, às 20 horas, o Sesc Araraquara apresenta o espetáculo “BR Trans” – vendas do ingresso no Portal Sesc, a partir do dia 17, realizado pelo Sesc Araraquara.

Os seminários também estão na programação, com vários temas: “Direitos LGBTs (LGBTQIA+)” (dia 09, 19 horas, no Teatro Wallace Leal), “Negros e Negras LGBTS (LGBTQIA+)” (dia 10, 19 horas, Centro de Referência Afro), “Saúde LGBT” (dia 11, 19 horas, Centro de Referência Afro), “Seminário o T da questão – Transgêneros, travestis e transexuais” (dia 16, 19 horas, Teatro Wallace Leal), “LGBTs x Drogas” (dia 18, 19h30, Teatro Wallace Leal), “IST/AIDS”(23/10, 19h, Casa da Cultura)

 

O cinema também tem espaço, com o Cine LGBT exibindo os filmes: “The Rocky Horror Picture show” (dia 13, 20 horas, Praça Pedro de Toledo) edição especial sexta feira 13, numa realização do coletivo Papo das Bee em parceria com a AEPLGBT; “Divinas Divas” (dia 17, 20 horas, Sesc Araraquara) e “Para Woong Foo, obrigado por tudo!” (dia 28, 19 horas, Parque Infantil).

Uma série de roda de conversa apresenta os temas: “Minas Lésbicas” (dia 14, 19 horas, Assessoria Especial de Políticas LGBT), “Basta de Close Errado” (dia 21, 19 horas, Assessoria Especial de Políticas LGBT), “Visibilidade Assexual” (dia 24, 19 horas, FCLAR- Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara) e “Visibilidade Intersexual” (dia 28, 15 horas, Parque Infantil).

Dois lançamentos serão realizados no Teatro Wallace Leal: o livro “Lesbos” (Editora Urutau), de Vivian de Moraes (dia 10, 19 horas) e a cartilha “Construindo a Cidadania LGBT em 200 anos de Araraquara” (dia 27, 19 horas). Outra novidade da programação é o “Piquenique das Bee’s”, no dia 15, às 14 horas, no Coreto da Praça Pedro de Toledo.

A programação chega diferenciada, com: 1º Festival Drag Quendoon e 1º Prêmio Divine (dia 20, a partir das 21 horas, Teatro Wallace Leal), EXPOBEE – 1ª Feira Cultural LGBT (LGBTQIA+) de Araraquara (dia 28, 12 horas, Parque Infantil). “Iremos eleger a drag queen do ano em Araraquara com o 1º Prêmio Divine. Para se inscrever basta enviar um email para: lgbtararaquara@outlook.com”, lembra a assessora de Políticas Públicas LGBTs, Filipe Brunelli. “Antes da eleição, teremos o 1º Festival Drag Quendoon, com espetáculos de drag queens amadoras e profissionais de Araraquara. Será uma noite lacradora no Teatro Wallace Leal”.

A programação se estende até o mês de novembro – onde o COMLGBT junto à Assessoria Especial de Políticas LGBT (LGBTQIA+), por meio da Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos e Secretaria de Planejamento e Participação Popular – realiza, no dia 11 de novembro, a 2ª Conferência Municipal da Cidadania LGBT (LGBTQIA+)

No dia 18 de novembro, às 19h30, no Centro Internacional de Convenção, será realizado o Miss Gay e Miss Trans, uma realização de Tay Ferreira Produções, com apoio da Assessoria Especial de Políticas LGBT (LGBTQIA+). A entrada é solidaria (um quilo de feijão ou um litro de leite).

Por fim, a 8ª edição da Parada do Orgulho LGBT (LGBTQIA+) Oficial de Araraquara – “Araraquara colorida outra vez”, acontece no dia 19 de novembro, às 14 horas, com concentração em frente ao Gigantão, numa realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da AEPLGBT Assessoria Especial de Políticas LGBT, Fundart, Coletiva Be, Coletivo Papo das Bee, Coletivo Cadê Tereza, Miss Gay e Miss Trans, coletivo Diversita in Foco, ONG RNP+SOL, e pessoas da sociedade não organizadas. Ainda, o evento terá o apoio da empresa Hornet, da Ai que Loucura Produções e da Cooperativa Acacia.

“Após cinco anos sem a Parada LGBT, este ano Araraquara ficará colorida novamente! Retornamos com força e militância”, lembra Filipe. Toda a programação pode ser conferida no site ou no Facebook da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) ou www.facebook.com/prefeituraararaquara.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis