NOTÍCIAS

Voltar

Cidade debate segurança alimentar e desenvolvimento rural

25 de outubro de 2017


Por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), a Prefeitura realiza nesta quinta-feira (26), na Etec Professora Ana de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural Sustentável de Araraquara.

 

Sob o tema “Da terra ao prato: comida de verdade”, a Conferência, também realizada pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), objetiva incentivar a participação de todos os segmentos sociais do município na elaboração de propostas para o setor com base na realidade local.

A palestra magna do evento será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Alfenas-MG (Unifal), Sinézio Inácio da Silva Jr.

Vale ressaltar que entre este mês de outubro e setembro passado foram realizadas 24 pré-conferências temáticas, envolvendo todas as regiões da cidade, incluindo a zona rural, e apresentadas mais de 90 propostas para o debate desta quinta-feira.

Segundo o coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, Marcelo Mazeta Lucas, essa 1ª Conferência será configurada como mais um momento histórico de Araraquara no ano do bicentenário.

“Vamos ouvir da própria população as demandas e os anseios pela construção de políticas de segurança alimentar e nutricional”, reitera Marcelo, também secretário executivo do Comsan.

 

Conscientização

Ainda segundo Marcelo Mazeta, a participação efetiva da população durante as pré-conferências fortaleceu ainda mais a construção dessas políticas pelo direito a uma alimentação saudável e adequada para o desenvolvimento rural sustentável.

Para a coordenadora executiva de Agricultura (ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico), Silvani Silva, como o próprio tema sugere – ‘Da terra ao prato: comida de verdade’ -, a Conferência possibilitará um debate mais profundo sobre o tipo de alimento que se está consumindo atualmente.

“O debate também passa pela questão cultural. É preciso fazer uma reflexão sobre o que se planta, se a opção é uma escolha consciente e até que ponto isso afeta a vida das pessoas”, argumenta Silvani.

O evento será aberto ao público em geral, com a expectativa de reunir representantes de entidades sociais, cooperativas e agricultores familiares, além de estudantes e outros segmentos da população.

 

Currículo

O palestrante Sinézio da Silva Jr. é graduado em Farmácia Bioquímica ({modalidade alimentos} 1987), bacharelado em Ciências Sociais (1994) e mestrado em Alimentos e Nutrição (1995), todos pela Universidade Estadual Paulista – Unesp, e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo – USP (2002).

Tem ampla experiência em Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente é professor da Universidade Federal de Alfenas. Atua no ensino e pesquisa em saúde coletiva, segurança alimentar e nutricional e qualidade nutricional e nutracêutica da soja e derivados.

Sinézio atuou como coordenador de Agricultura e Segurança Alimentar nos dois primeiros mandatos do prefeito Edinho e foi idealizador e responsável pela implantação dos seguintes projetos no município: Programa de Aquisição de Alimentos, Feiras do Produtor, Direto do Campo, Patrulha Agrícola, Banco Municipal de Alimentos, 2º Unidade do Leite de Soja e Restaurante Popular.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis