NOTÍCIAS

Voltar

Cidade debate “Setembro Amarelo”

28 de setembro de 2017


O programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, transmitido pela TV Web Participativa, nessa quarta-feira (27), com a enfermeira Viviane Ferreira, do Caps II, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, e Filipe Brunelli, titular da Assessoria Especial de Políticas LGBT, órgão da Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, debateu o tema da Campanha Nacional “Setembro Amarelo”, a prevenção ao suicídio.

Para Viviane, este é um assunto que tem que ser discutido abertamente pela sociedade, porque é uma realidade sempre presente. Por isso, “é preciso criar possibilidades para se evitar o suicídio”, prega a enfermeira, que destacou a importância da campanha nacional realizada este mês em todo o Brasil desde 2015.

O Caps II, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, segundo ela, tem programas de apoio e tratamento às pessoas em isolamento social, que se automutilam, sofrem depressão ou algum transtorno mental grave e consomem álcool e outras drogas, consideradas potenciais público-alvo desta campanha.

Segundo Filipe Brunelli, o índice de suicídio é muito grande na comunidade LGBT, como mostram recentes pesquisas realizadas no Brasil, pela Universidade Federal de Alagoas, e nos Estados Unidos, pelo Instituto Willians.

“Pela pressão maior sofrida na sociedade e que em muitas vezes não consegue suportar, o indivíduo LGBT acaba cometendo o suicídio”, disse Filipe. Brunelli ainda ressaltou o ato sobre o ‘Setembro Amarelo’, realizado pela Assessoria LGBT, na quarta-feira (27), na Praça Santa Cruz.

 

Serviço

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), que oferece ajuda e tratamento às pessoas com transtorno mental, fica na Rua José Zilioi, 941, no Jardim Primavera, com telefone 3324-7266, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

A Assessoria Especial de Políticas LGBT, que tem o Disk LGBT Fobia, número 9.9751-3567, atende de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30, na Rua Carlos Gomes, 1756, no centro, no prédio do Sesmt.

Vale lembrar que o programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h30, ao vivo, durante dez minutos, via página do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com convidados ligados ao governo.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis