NOTÍCIAS

Voltar

Cidade debate trajetória de lutas da mulher negra

25 de julho de 2017


Até esta sexta-feira (28), as coordenadorias de Direitos Humanos, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (ambas ligadas à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular) debatem, em Araraquara, a Semana da Mulher Negra Latino-Americana, Caribenha e Tereza de Benguela.

Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, nesta terça-feira (25), a coordenadora executiva de Direitos Humanos, Maria Fernanda Luiz, destacou importância dos debates, abertos em 19 de julho.

“Esta ‘Semana’, instituída desde 1992, foi pensada para debater a mulher negra, muitas vezes pauta de diversos debates e muitas vezes sem visibilidade. É preciso aprofundar o debate, no sentido de valorizar e reconhecer a história da mulher negra”, ressalta Maria Fernanda.

A coordenadora de Direitos Humanos acrescentou que, ainda dentro desta ‘Semana’, o dia 25 de julho é reconhecido no Brasil, desde 2015, como o Dia de Tereza de Benguela. Trata-se de uma líder quilombola do Estado do Mato Grosso que, segundo Maria Fernanda, tem “um significado muito especial para a mulher negra brasileira, pela sua luta e resistência”.

 

Prêmio especial

Por conta da liderança de Tereza de Benguela, Araraquara instituiu o prêmio ‘Dra. Rita de Cássia’, em homenagem à advogada que também lutou pela causa. O prêmio é entregue todo dia 25 de julho a dez mulheres negras da cidade com diferentes trajetórias de lutas na questão racial.

E para fechar a Semana da Mulher Negra Latino-Americana, Caribenha e Tereza de Benguela, nesta sexta-feira (28), às 19h30, no Centro Afro Mestre Jorge, a professora-doutora Elisabete Figueroa e a psicóloga Beatriz Silva ministrarão a palestra sob o tema ‘A saúde mental da mulher negra’, aberta a toda comunidade.

Localizado na Avenida Feijó, 122, no centro, o Centro de Referência Afro realiza uma série de ações cotidianas em Araraquara buscando divulgar e valorizar a causa e a arte negras para toda a população.

 

Ao vivo

Vale destacar que programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ fala ao vivo com a população através da TV Web Participativa, via Facebook, de segunda a sexta-feira, às 12h30.

Todo dia, um secretário, coordenador municipal, dirigente de autarquia ou fundação responde aos internautas por cerca de dez minutos. A cada quinze dias, o entrevistado é o prefeito Edinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis