NOTÍCIAS

Voltar

Cidades do estado prestigiaram o Encontro Regional da Coletiva Seletiva Solidária

26 de outubro de 2017


Promovido pela Rede Anastácia e com apoio da Prefeitura, do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), o 7º Encontro Regional da Coleta Seletiva Solidária reuniu representantes e catadores de várias cidades do estado nessa quinta-feira (26), no Centro Internacional de Convenção, no Cear de Araraquara.

Catanduva, Novo Horizonte, Guariba, Guará, Sertãozinho, Sorocaba, Rio Claro, Piracicaba, Orlândia, São Joaquim da Barra, Ribeirão Preto, Morro Agudo e Leme foram as cidades que prestigiaram e debateram os temas do encontro.

Para o vice-prefeito e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho no evento, um dos grandes debates deste século é a sustentabilidade e como avançar sem prejudicar o meio ambiente. “Esse encontro é fundamental para se discutir políticas públicas que possam contribuir com as administrações municipais”, afirmou.

A deputada estadual Márcia Lia elogiou o trabalhado dos catadores do estado de São Paulo, em especial os da Cooperativa Acácia de Araraquara, que ela acompanha desde a origem. “Um trabalho incansável da líder Helena Francisco”, enfatizou a deputada que colocou seu mandato na Assembleia Legislativa à disposição de todos os órgãos que agregam os catadores.

O vereador Edio Lopes ressaltou o trabalho dos catadores. “Vocês trabalham com dignidade de sol a sol para construírem um mundo melhor e colaboram com o poder público”, disse o vereador durante o ato solene.

“Unidos poderemos avançar cada vez mais e fortalecer a nossa categoria”, disse o representante Roberto Rocha do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, ao saudar autoridades e participantes do encontro.

Também saudaram os participantes e desejaram profícuo encontro a presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco, a presidente da Rede Anastácia, Marta Daniela Joaquim e o coordenador executivo do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Reynaldo Sorbille.

 

Temas

O Tema I do encontro abordou o Impacto do Novo Marco Regulatório nas Organizações de Catadores ministrado pelo advogado Eugênio Alves Soares.

Já o Tema II, Experiências das relações entre Cooperativas/Associações de catadores e Poder Público foi apresentado pelo prefeito Paulo Sérgio Barboza, de Águas de São Pedro. O terceiro palestrante do encontro, Paulo Ronaldo Salles Fernandes, analisou o painel Contratações de serviços de coleta seletiva.

O superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgotos, Marcos Isidoro, explanou sobre a Contratação da Cooperativa Acácia pela autarquia.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis