Canal Direto debate funcionamento dos Conselhos Municipais

Em entrevista, gerente da Casa dos Conselhos, Lucas Baldo, dá detalhes sobre ações em Araraquara

Canal Direto debate funcionamento dos Conselhos Municipais

 

 

 

 

O Canal Direto desta segunda-feira (10) ouviu Lucas Baldo, gerente da Casa dos Conselhos de Araraquara. Na entrevista, Lucas falou como funcionam os Conselhos Municipais e sobre o papel dos conselheiros como representantes da comunidade.

 

Sobre as funções do Conselho, "a ideia é trazer a população para conversar com o poder público sobre as diversas demandas do município, que, através das temáticas do OP (Orçamento Participativo), envolvem toda a comunidade araraquarense”, explicou Lucas.

 

“Como principal função dos conselhos municipais, temos os da Saúde e o do Idoso, por exemplo, em que diversas pautas, ações e programas são debatidos entre as duas partes (poder público e população) visando melhorar a vida de todos”, explicou.

 

Só para reiterar, os conselhos municipais servem de mediação entre os poderes públicos, as instituições e a própria população como espaço fundamental, consultivo e deliberativo, buscando oferecer melhores condições de vida no geral.

 

Em Araraquara, existem 37 conselhos municipais. Segundo Lucas, 30 Conselhos estão em atividade atualmente, enquanto os outros sete vivem processo tanto de reformulação da lei quanto de composição. “Só na Saúde, há um conselho de gestores em cada unidade”, emendou.

 

Sobre remuneração dos conselheiros, Lucas afirmou não haver qualquer benefício formal, como salários, já que o trabalho é voluntário. “Para mim, o maior benefício é a melhora na qualidade de vida da população”, enfatizou.

 

O gerente da Casa dos Conselhos disse ainda que existem alguns fundos financeiros para os conselhos desenvolverem os programas e as atividades de cada conselho no município.

 

Como participar

E como se tornar um conselheiro municipal? Segundo Lucas Baldo, podem ser pessoas que normalmente já estão envolvidas em alguma causa, como a do bem-estar animal, por exemplo.

 

“Além disso, na Casa dos Conselhos a gente busca quem está engajado em alguma causa e quer fazer parte diretamente dela na condição de conselheiro. Para tanto, explicamos em detalhes sobre o funcionamento do conselho”, emendou. Em Araraquara, a Casa dos Conselhos está localizada na Avenida Portugal, número 583, no Centro da cidade.

 

Ao vivo

O programa Canal Direto com a Prefeitura, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.

 

A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.

 

Foto: Divulgação