Dia Internacional contra a LGBTfobia é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"

Lígia Dias Buzolla, assessora de Políticas LGBTQIA+, falou sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura e o sarau que será realizado neste domingo (21)

Dia Internacional contra a LGBTfobia é tema do "Canal Direto com a Prefeitura"

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o "Canal Direto com a Prefeitura" contou nesta quarta-feira (17) com a participação da assessora especial de Políticas LGBTQIA+, Lígia Dias Buzolla, que falou sobre o Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado nesta data.

Lígia lembrou que o dia 17 de maio foi escolhido por ter sido nesta data, em 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID), o que também possibilitou o avanço na luta pelos direitos civis dessa população. "Mas é importante ressaltarmos que as identidades de gênero travestis e transexuais só foram retiradas dessa mesma lista em 2019, que é o mesmo ano em que tivemos a conquista da lei equiparada ao racismo, que é a Lei de Combate à LGBTFobia", explicou.

Para quem for vítima ou presenciar um caso de LGBTfobia na cidade, os encaminhamentos podem ser feitos pelo Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ "Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano (Xuxa)", que fica na Avenida Espanha, nº 536, Centro, e que pode ser contatado pelo telefone (16) 3339-5002. A cidade também conta com o plantão de atendimento 24 horas, que atende pelo número (16) 99751-3567. "Mas é importante ressaltar que em algumas situações de violência imediata, o número que devemos acionar é o 190 da Polícia Militar. Quando não temos certeza de que aquilo que estamos passando é uma LGBTFobia e precisamos de uma orientação ou um assessoramento, o contato deve ser pelo plantão da LGBTFobia, que atende 24 horas, disponível para toda a população araraquarense fazer a sua denúncia. O Brasil é o país que mais mata a população LGBTQIA+ no mundo, então é muito importante realizar essa denúncia para que possamos ter esse direito garantido", acrescentou.

Lígia falou sobre os fatores que podem auxiliar no combate à LGBTfobia na cidade. "Acredito que o viés da educação é aquele que pode nos libertar de todo e qualquer preconceito e discriminação. A Assessoria LGBTQIA+ existe também para que possamos alcançar os servidores municipais, os cidadão de Araraquara, que sentem que existe algum conflito em relação a isso. Mas é importante participar dos eventos propostos e ouvir o que as pessoas LGBTQIA+ têm a reivindicar e não, através de um post de internet, assumir que isso já não existe mais ou que é algo que já foi ultrapassado pela nossa sociedade. Ainda é muito necessário lutar contra a LGBTfobia porque não estamos inseridas no mercado de trabalho, não estamos conseguindo acessar a saúde, não estamos conseguindo nem às vezes a criminalização perante uma violência cometida contra nós. Por isso é muito importante esse dia, para demarcar essa luta que é fundamental para avançarmos como sociedade até o ponto em que sejamos de fato todos iguais perante a lei", mencionou.

Lígia também falou sobre o Sarau da Resistência LGBTQIA+, que será realizado neste domingo (21), às 16h, no Centro de Referência LGBTQIA+. "Quero deixar um convite para toda a comunidade araraquarense, para que vá neste domingo ao Sarau de Resistência no Centro de Referencia LGBTQIA+. Qualquer pessoa pode apresentar o seu trabalho musical, poesia, dança, arte. É um momento de nos levantarmos e mostrarmos o poder da nossa voz, mostrarmos a nossa potência. Gostaria muito da presença de todos. Quem sabe, ouvindo as pessoas LGBTQIA+ e suas demandas, a gente consiga caminhar em direção a uma sociedade mais equânime", concluiu a assessora.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.