NOTÍCIAS

Voltar

Conferência debate segurança alimentar e sustentabilidade

18 de outubro de 2017


Encerrado esta semana (na segunda-feira, 16), o ciclo de pré-Conferências sobre segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável debateu e apresentou, nos últimos dias, mais de 90 propostas em diversas regiões de Araraquara.

O tema será debatido novamente na próxima quinta-feira (26), na Etec Professora Ana de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), durante a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural Sustentável. O evento tem como tema: “Da terra ao prato: Comida de verdade”.

No total, entre setembro e outubro foram realizadas 24 pré-conferências em Araraquara, inclusive na zona rural, com a participação de dezenas de pessoas na formulação das propostas temáticas.

“A participação efetiva da população nas pré-conferências fortalece ainda mais a construção de políticas públicas pelo direito a uma alimentação saudável e adequada ao desenvolvimento rural sustentável”, diz Marcelo Mazeta Lucas, coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional, ligada à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

Para a coordenadora executiva de Agricultura, ligada à Secretaria Municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Silvani Silva, a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e Desenvolvimento Rural Sustentável “possibilitará um debate mais profundo sobre todo o ciclo do alimento”.

 

Mais saudável

Vale ressaltar que ao longo desta semana a Prefeitura está realizando em vários espaços públicos de Araraquara a 1ª Semana da Alimentação Saudável, sob o tema “Mude o futuro da migração: investir na segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

Aberta na segunda-feira, 16, em frente ao Paço Municipal, a “Semana” vem apresentando uma série de palestras e outros debates temáticos visando reforçar a importância da alimentação saudável com a implantação de políticas públicas para o setor.

Nesta quinta-feira (19), às 19h, a palestras com o tema “Panorama e ações da Frente Parlamentar da Reforma Agrária, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar” será ministrada pela deputada estadual Márcia Lia e pelo deputado federal Nilto Tatto.

Na sexta, dia 20, no Teatro Wallace Leal V. Rodrigues, a partir das 9h, a palestra “Instrumentos e mecanismos da política de segurança alimentar e nutricional” será ministrada pela professora-doutora Maria Rita Marques de Oliveira, da Unesp de Botucatu e Redesans.

Nesta mesma sexta-feira, a ‘Semana’ termina no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, com a temática “A influência da Cultura alimentar dos povos de matriz africana”, a partir das 19h.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis