NOTÍCIAS

Voltar

Confira as dicas culturais para essa quinta-feira

24 de maio de 2018


Nesta quinta, dia 24, diversas atividades do projeto Arte ao Centro – que reúne artistas portugueses e brasileiros num grande intercâmbio cultural – estão na programação cultural da cidade. Além disto, a Mostra Quadro a Quadro também tem início, reunindo animações premiadas e minicursos que desvendam a arte da animação. Toda a programação é gratuita.

Arte ao Centro – As oficinas do Arte ao Centro têm o comando de artistas portugueses. Olga Neves – formada em Artes Plásticas e Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Lisboa – trabalha com cerâmica, escultura, instalação, desenho e ilustração em seu ateliê em Torres Vedras. Seu trabalho de ilustração de livros incide no folclore e na questão de identidade de uma cultura, assim como as culturas em geral e as linhas que entre elas se cruzam. Olga comanda o Workshop de Ilustração, às 9 horas, no Arte 220 – Espaço Criativo, na região central e, à tarde, a partir das 14 horas, coordena a Oficina de Ilustração, no SESC Araraquara.

Já António Bártolo, que está pela segunda vez no Brasil, começou muito cedo sua pesquisa na técnica da aquarela, seu trabalho principal. O artista divide seu tempo em aulas no ateliê em Torres Vedras e apresentações e workshops pela Europa, Índia e no Brasil. Bártolo é curador e organizador do Festival Internacional de Aquarelas em Santa Cruz (Torres Vedras), preside a AAPOR (Associação de Aquarelas de Portugal) dentre outras organizações voltada ao trabalho de aquarelistas. Nesta quinta, ele coordena duas oficinas: Oficina de Aquarela “ao ar livre”, às 14 horas, na Casa da Cultura, e a Oficina de Iniciação em Aquarela, às 19 horas, no SESC Araraquara.

Por fim, o arquiteto e ilustrador Pedro Alves, especialista em desenho de rua, coordena a Oficina de Desenho para as Oficinas Culturais, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, em dois horários: 14 horas e 16h30. Pedro é um dos coordenadores do Oeste Sketcher, movimento que se propõe a desenhar a região oeste, onde inclui-se a cidade de Torres Vedras e é correspondente do Urban Sketcher Portugal.

E para fechar a programação do Arte ao Centro da quinta, às 19h30, no Arte 220 – Espaço Criativo, será realizada a “Tertúlia com GEART- Grupo de Estudos em Artes”, onde Olga Neves abordará o tema “Processo criativo e mercado de trabalho”. A abertura terá a apresentação do Grupo Vocal Maria, com regência de Danilo Gomez.

Para participar das oficinas é necessário verificar, nos locais onde elas serão realizadas, a disponibilidade de vagas.

Mostra Quadro a Quadro – A quinta-feira conta também com o início da Mostra Quadro a Quadro. Durante três dias o público poderá desfrutar de filmes animados de alta qualidade técnica e artística, conhecendo o processo de produção com os realizadores e participando da produção de animações em oficinas.

A programação tem início com o minicurso “Técnicas de Animação em Toon Boom”, com Ivanildo Soares, às 14 horas, no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara. À noite, a agenda continua com uma mostra de curtas para adultos, às 19h30, na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira.

Vale destacar que a programação de minicursos busca apresentar aos participantes em quatro horas de duração, partes e etapas do processo de criação e produção de filmes animados. A atividade é voltada para estudantes universitários, designers, produtores audiovisuais, ilustradores e interessados no cinema e na animação. Serão apresentadas também formas de criação de projetos de animação para série de TV, além de um panorama aprofundado de como funciona o mercado audiovisual no país e no exterior.

A programação completa pode ser conferida no site www.mostraquadroaquadro.com.br. Ainda dá tempo de fazer inscrição para as atividades.

 

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis