NOTÍCIAS

Voltar

Consciência Negra tem atividade formativa para Guarda Municipal

16 de novembro de 2017


Nesta sexta-feira (17), dentro da programação do Mês Municipal da Consciência Negra, será realizada uma atividade formativa com a Guarda Municipal, sendo a aberta a interessados em geral.

 

Com início às 14h30, no Auditório da CTA, a formação traz como tema “A questão racial e as políticas de Estado: o caso brasileiro e seus desdobramentos e debates possíveis na área de Segurança Pública”.

De acordo com Luiz Fernando Costa de Andrade, coordenador executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a formação é uma das atividades de maior relevância dentro da programação do mês e contará com a participação de: Maria Fernanda Luiz Paulo, coordenadora municipal de Direitos Humanos; Guilherme Floriano, assessor de Políticas para Juventude, além do próprio coordenador da Igualdade Racial.

“O objetivo da atividade é trabalhar a Consciência Negra e também a questão da política pública que toca nas questões étnico-racial e de igualdade racial – a fim de promover a conscientização das pessoas que trabalham com essas políticas”, comenta Luiz Fernando.

“Não é pautar o serviço que a segurança pública presta, não é questionar os modos (isso já tem a própria militância discutindo), mas sim a consciência de quem trabalha dentro dessas estruturas”, explica o coordenador, reforçando que o evento é aberto para toda a sociedade, mas principalmente para a Guarda Municipal e profissionais da segurança pública.

O documentário “A 13ª Emenda” está pautado para o encontro e aborda a relação entre a escravidão e o aprisionamento e a violência contra negros e imigrantes nos Estados Unidos atualmente. A diretora do documentário, Ava DuVernay, apresenta uma angulação sobre como o atual sistema presidiário tem laços com a escravidão.

 

Atividades

As atividades da Consciência Negra 2017 têm como tema “Por Senzalas, Quilombos e Periferias: por uma liberdade de fato” e são uma realização da Secretaria de Planejamento e Participação Popular, Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Coordenadoria de Direitos Humanos, Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir) – a programação apresenta rodas de conversa, atividade formativa, shows musicais, homenagens, marcha, festival cultural, fóruns, dia da beleza – entre outros.

As ações planejadas pela Prefeitura de Araraquara tiveram início no último dia 16 e seguem até o início de dezembro, com toda programação gratuita.

 

SERVIÇO:

Programação da Consciência Negra apresenta: atividade formativa com a Guarda Municipal

Local: auditório da CTA (Av. Bento de Abreu, 1172 – Fonte Luminosa)

Data: sexta-feira (17)

Horário: 14h30

Grátis – Atividade aberta a todos interessados

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis