NOTÍCIAS

Voltar

Coordenadoria de Mobilidade Urbana ​lança o 16º Consetrans

31 de março de 2018


A Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana deu início nesta quinta-feira (29), no Centro Internacional de Convenção, ao 16º Consetrans (Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara), em evento com presença do prefeito Edinho.

O Consetrans é realizado pela coordenadoria em parceria com a Secretaria da Educação, Guarda Civil Municipal, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat e Polícia Militar. Neste ano, o tema é “No trânsito, quando o pedestre está em jogo, o respeito tem que entrar em campo”.

Alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, das redes pública e particular, participaram do concurso. O objetivo é promover a segurança no trânsito e estimular a revelação de talentos, já que materiais de oito modalidades serão desenvolvidos: cartazes, pintura e colagem, poesia/redação, maquete, música, história em quadrinhos, fotografia e artes plásticas.

Os trabalhos deverão ser entregues pelos alunos entre 27 e 31 de agosto. Após análise de uma comissão convidada pela Coordenadoria de Mobilidade Urbana, os vencedores serão escolhidos. A solenidade de entrega dos prêmios será em setembro.

O prefeito Edinho destacou que a conscientização sobre segurança no trânsito é essencial para que as vítimas fatais sejam reduzidas. “Geralmente, quem morre no trânsito está no auge da vida. Você enterra sonhos, gente que tem filho pequeno, está estudando uma faculdade. Desorganiza uma família inteira”, afirmou. “Muitas vezes, vocês [crianças] são mais importantes que um guarda de trânsito para conscientizar os pais e familiares”, complementou.

Nilson Carneiro, coordenador de Mobilidade Urbana e diretor-presidente da Controladoria do Transporte de Araraquara, ressaltou que as mortes no trânsito dentro de Araraquara caíram de 30 para 14 (de 2016 para 2017)​, mas o trabalho de redução desse índice precisa continuar​. “Foi a cidade que mais reduziu, chegando a 53%. A gente fica contente por ver todos aqui e abrir mais um Consetrans”, declarou.

A secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, afirmou que o Consetrans, além de educar para um trânsito melhor, tem objetivo de “promover o exercício da cidadania”. “Além de dirigir melhor, são duas outras palavras e expressões mágicas: ‘cidadania’ e ‘respeito pelo outro’. Nunca foi tão necessário defender a vida e saudar a convivência entre as pessoas”, opinou.

O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, destacou a importância da parceria com a Polícia Militar e todas as instituições envolvidas. “Com uma conjugação de esforços, conseguimos a redução no número de mortes. Que, neste ano, nós tenhamos esse mesmo sucesso alcançado pelo Consetrans no ano passado”, disse.

Thainara Faria (PT), representando a Câmara Municipal, reforçou às crianças que é preciso muito cuidado no trânsito e disse estar feliz por participar do evento. “Saio daqui cheia de esperança de ver um País melhor”, declarou.

Ainda participaram do evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; ​major Moreira, representando o comandante do 13º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), Adalberto José Ferreira; Sueli Arnoni, representando a diretora regional de ensino, Maria José Zaccaro; entre outros coordenadores da Prefeitura, educadores e estudantes.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis