NOTÍCIAS

Voltar

“Coreô”: sexta tem espetáculo gratuito na EMD

26 de abril de 2018


A programação que celebra o Dia Internacional de Dança – realizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura – nesta sexta-feira, 27 de abril, apresenta o espetáculo “Coreô”, com o Caleidos Cia. de Dança, de São Paulo.

O espetáculo será apresentado na Escola Municipal de Dança, na Vila Xavier, com início às 19h30. A retirada dos ingressos gratuitos deverá ser realizada uma hora antes da apresentação, na própria escola.

“Coreô” traz “a dança em jogo e o jogo em cena”. Os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam Dança.

O espetáculo é um desdobramento dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Coreológicas do Caleidos Cia. de Dança. O trabalho compartilha cenicamente jogos que ao longo dos 20 anos da Cia. vem sendo desenvolvidos tanto para o aprendizado da Linguagem da dança/Laban quanto para a construção cênica dos espetáculos do Caleidos.

Vale lembrar que o Caleidos Cia. de Dança iniciou suas atividades em 1996 como grupo de pesquisa coordenado pela Profª Drª Isabel Marques na Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 1998, desliga-se da universidade e estabelece sua sede em São Paulo, dando continuidade aos trabalhos artísticos e de pesquisa. Com a entrada de Fábio Brazil, em 2001, os projetos e produções da companhia expandem-se também para as interfaces entre dança e poesia.

Por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), ações docentes (cursos, workshops, eventos) e projetos de pesquisa (seminários, encontros, publicações), o Caleidos instala-se na interface híbrida entre a arte e a educação, desenvolvendo espetáculos comprometidos tanto com o diálogo e a reflexão com o público – valor da educação – quanto com a pesquisa da linguagem da dança – valor da arte.

O Caleidos Cia. propõe e desenvolve trabalhos em que a arte não seja escolarizada e em que o ensino não perca sua potência artística transformadora.

Em torno de suas linhas de pesquisa – interatividade, interfaces entre dança/poesia/educação e estudos da linguagem (Coreologia/Laban) – foram criados 17 espetáculos diferentes, diversos seminários, cursos e publicações que possibilitam o acesso, difusão e ampliação de conceitos em torno da dança e da educação contemporâneas. Em seus 19 anos de trabalho, o Caleidos Cia. apresentou-se em diversos estados e cidades do Brasil e no exterior dialogando com públicos de diversas idades e culturas corporais.

Mais atividades – A programação em homenagem ao Dia Internacional da Dança se encerra no sábado, 28 de abril, com os projetos: “Dança nas Ruas” e “Dança em Cena”, ambos com inscrições abertas. “Dança nas Ruas” consiste em intervenções de artistas da Dança, em diferentes espaços da cidade com grande circulação, abordando a proximidade da arte no cotidiano. As intervenções acontecerão das 10 às 12 horas na Praça de Santa Cruz, no Parque Infantil e no Terminal de Integração.

Já o projeto “Dança em Cena” consiste em apresentações dos trabalhos de Dança de grupos, escolas e artistas da cidade e região no Teatro de Arena, a partir das 19h30. A ideia é aproximar os alunos e professores de Dança de Araraquara e região, além de permitir a troca de experiências sobre as vivências desta linguagem artística.

Todas as atividades da programação são gratuitas e contam com a participação das instituições particulares de ensino e dos artistas independentes de Araraquara. Vale lembrar que o Dia Internacional da Dança é celebrado desde 1982, e a data – 29 de abril – lembra o dia do nascimento de Jean Georges Nouverre, nome de grande importância na história da Dança.

SERVIÇO:

Dia Internacional da Dança apresenta “Coreô”, com Caleidos Cia. de Dança

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier)

Data: sexta-feira (27 de abril)

Horário: 19h30

Grátis – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, na própria escola

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis