NOTÍCIAS

Voltar

Crianças do Jardim do Sol Escola Waldorf valorizam a diferença

23 de outubro de 2017


Uma oficina de pão integral resultou na convivência e integração de crianças e jovens do Jardim do Sol Escola Waldorf e da AAEE (Associação de Atendimento Educacional Especial). A ideia é que as crianças tenham a experiência de conviver com os jovens especiais e aprendam a valorizar as diferenças.

A AAEE é um centro de educação idealizado e fundado pelo Professor Francisco Borba, em 1991, que atende jovens especiais; já o Jardim do Sol Escola Waldorf realiza atendimento a crianças de um ano e meio a seis anos.

A oficina de confecção de pães resultou na integração das duas comunidades escolares, proporcionando aos alunos da AAEE vivenciarem a atividade que acontece semanalmente em todas as Escolas Waldorf. Por sua vez, as crianças puderam criar laços de amizades com os jovens especiais e, assim, aprenderem a valorizar as diferenças. A atividade faz parte das comemorações dos 100 anos de Araraquara.

Maria Lúcia Proença Meireles, diretora do Jardim do Sol, conta que a vivência proporcionou para as crianças a oportunidade de aprenderem vários conceitos de maneira prática, como: a matemática, a coordenação motora, diversas texturas, diferenciar os materiais (água, óleo, farinhas, açúcar, sal) aguçando assim os diversos sentidos.

Além disso, a amizade e afetividade entre os envolvidos foram os principais ingredientes desse gostoso encontro. “Como fazemos no Jardim, as crianças tiveram a oportunidade de colocar os ingredientes nas bacias, um por um, sempre se preocupando para que todos participassem. Posteriormente, enquanto era contada a história da Dona Bolota, as crianças foram amassando a massa que se formou, fazendo cada um o seu pãozinho que foi consumido na hora do lanche”, explica.

As brincadeiras na área livre da escola AAEE foram um momento de grande harmonia entre todos, inclusive, o contato com os diversos animais da instituição foi comemorado com alegria pelas crianças. Pavões, coelhos, galinhas, perus participaram desse harmonioso encontro, que foi finalizado com um piquenique.

O Jardim do Sol Escola Waldorf estimula a individualidade e valoriza as diferenças, ajudando as crianças a formarem sua personalidade e criando esta consciência desde muito cedo. Estimular o convívio e o respeito com o diferente é, para a escola, uma forma de construir e promover o respeito mútuo, fundamental nas relações e em todos os momentos.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis