NOTÍCIAS

Voltar

‘CRM nos Cras’ abre programação especial do Mês da Mulher

2 de março de 2018


A programação especial “Agora é o Momento: Mulheres que Transformam”, em celebração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), foi aberta com o lançamento do programa “CRM nos Cras” na quinta-feira (1º), no Centro de Referência da Mulher.

Neste mês, em cada um dos Cras (Centro de Referência da Assistência Social), o Centro de Referência da Mulher (CRM) irá desenvolver ações com objetivo de fortalecer a rede de proteção às mulheres. O “CRM nos Cras” é uma parceria da Secretaria de Planejamento e Participação Popular com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. (veja detalhes abaixo)

“Essa iniciativa é muito importante, pois os Cras são as unidades mais importantes na articulação das políticas sociais nos territórios. Se o debate da violência contra a mulher não estiver em cada ação da Prefeitura, é como se estivéssemos semeando no deserto no combate ao machismo”, afirmou o prefeito Edinho no evento.

“A transformação da cultura, da construção de nova consciência, não é por decreto. É em cada atitude do dia a dia. Parabéns à coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Amanda Vizoná, pelo trabalho realizado no Centro de Referência da Mulher”, completou o prefeito.

Em sua fala, Amanda destacou que “é importante que todos os equipamentos estejam preparados para o atendimento”. “A gente vai ficar de plantão nesse Cras para poder atender as mulheres do território. Não é só nos casos de violência contra a mulher. A ideia é que o Centro de Referência seja uma referência de todas as outras políticas para encaminhamentos, como saúde e habitação”, explicou a coordenadora.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Mortatti, afirmou que o Cras é um espaço de organização das políticas, como orienta o Governo Federal. “É uma referência para a população local, atuando junto à comunidade. Esse trabalho será em conjunto o CRM. O governo Edinho estimula essa integração”, analisou.

Juliana Agatte, secretária de Planejamento e Participação Popular, elogiou o trabalho articulado entre secretarias. “Essa parceria com os Cras é de extrema importância. O programa traz discussões da Lei Maria da Penha, da violência contra mulher”, destacou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Roger Mendes (PP) também elogiou a ação e lembrou que o secretariado é formado majoritariamente por mulheres. “Tenho acompanhado o trabalho que vocês desenvolvem. Não posso deixar de falar sobre a importância que esse governo tem dado às causas relacionadas às mulheres. Eu acredito na mulher no comando das políticas públicas. A sensibilidade faz toda a diferença”, disse o parlamentar.

 

Presente na solenidade, a deputada estadual Márcia Lia (PT) destacou o trabalho entre as secretarias e elogiou o CRM. “Quando venho a um evento de um Centro de Referência da Mulher fortalecido, a gente fica muito feliz. É muito importante esse trabalho. Vocês sabem exatamente o que a gente precisa fazer para acolher essas pessoas”, declarou a deputada.

Ainda estiveram presentes no evento o vereador Rafael de Angeli (PSDB), a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ivana Leonardo, além de secretários municipais e coordenadores da Prefeitura.

​​Calendário do projeto “CRM nos Cras”:

1º/3 – 14h: Cras Cecap – Grupo de adolescentes

2/3 – 8h30: Cras Vale do Sol – Grupo de idosas

5/3 – 9h: Cras Cecap

7/3 – 9h: Cras Yolanda – Grupo de idosas

8/3 – 8h30: Cras Parque São Paulo – Grupo de idosas

9/3 – 8h30: Cras Parque São Paulo – Grupo Bem me quer

12/3 – 8h30: Cras Cruzeiro do Sul – Grupo de idosas

14/3 – 8h30: Cras São Rafael

16/3 – 8h30: Cras Selmi Dei – Grupo de idosas

21/3 – 10h: Cras Maria Luiza

23/3 – 8h15: Cras Hortênsias – Grupo de idosas

26/3 – 9h: Cras Maria Luiza – Grupo de crianças e adolescentes

28/3 – 8h30: Cras Selmi Dei

29/3 – 8h30 – Cras Cruzeiro do Sul

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis