NOTÍCIAS

Voltar

Curso do Festival de Dança propõe “espaço para reinvenção da arte”

4 de setembro de 2017


A dança chega com tudo a Araraquara com a realização da 17ª edição do Festival Internacional de Dança, entre os dias 09 e 17, com uma programação inteiramente gratuita.

As atividades estão divididas em eixos temáticos, da seguinte forma: “Aracoara” (atividades pela manhã): ações formativas para docentes de Artes de Araraquara, das 8 às 13 horas, no CEAR; “Morada do Sol” (tarde): oficinas de dança para dançarinos de múltipla formação em dança; e “Buraco de Arara” (noite), com mostra de espetáculos.

As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 08 de setembro pelo email festivaldedanca2017@gmail.com. Basta mandar uma mensagem indicando os interesses que haverá um retorno sobre a disponibilidade.

 

Reinvenção da Arte – O Eixo Aracoara contará com o mini-curso “Ações formativas para docentes de Artes” – um espaço de reinvenção da Arte. A atividade acontece no período de 09 a 16 de setembro, das 8 às 13 horas, no Cear. Serão 40 horas de curso lideradas por Denny Neves (PE) e Gilberto Santiago (BA), além de convidados ao longo da semana, propondo a troca de conhecimentos em artes em geral. O programa tem a participação da curadora do Festival, Gilsamara Moura, e da bailarina e Daniela Amoroso.

O mini-curso pretende encantar novamente os espaços artístico-pedagógicos promovendo troca de conhecimentos, estudos de caso, apreciação estética, elaboração crítica, com a ideia de teoria e prática juntas. O objetivo do curso é qualificar, atualizar, criar redes e grupos de estudos que devem permanecer após o festival.

São 50 vagas destinadas aos professores das Oficinas Culturais, da Escola Municipal de Dança, da Rede Municipal de Ensino, Academias de Dança da cidade e demais interessados, até se completar o número máximo de vagas. Haverá certificação emitida pela Universidade Federal da Bahia aos que obtiverem 75% de presença.

O curso prevê, para o último dia de aula, 16 de setembro, uma apresentação pública do resultado do trabalho, às 10 horas.

Vale destacar que Gilberto Santiago é bacharel em Percussão pela UFBA e foi contemplado com o Troféu Caymmi na categoria melhor instrumentista. Membro da Orquestra Sinfônica da Bahia e músico da Escola de Dança da UFBA, Santiago tem criado trilhas para dança, programas de TV e música de câmera, destacando-se a Trilha Caledóscopio para o BTCA. Ainda, atua como baterista, percussionista, maestro e gestor em projetos de educação musical – a exemplo da Orquestra Afrosinfônica, com cantora Mariella Santiago, OGRUPE e o Núcleo Moderno de Música.

Já Denny Neves é mestre em Dança e também é docente da UFBA. O professor do Instituto MPUMALANGA –SP, desenvolve projetos de formação de professores em Artes para o UNICEF, no Projeto Caravana das Artes, além de ser diretor artístico da ONG GERAIS e coordenador do Movimento Cultural Boi Estrela em Igatu, na Bahia.

Além do mini-curso “Ações formativas para docentes de Artes”, outras atividades estão com inscrições abertas e gratuitas pelo email já citado. A programação completa do Festival Internacional de Dança de Araraquara pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Secretaria Municipal de Educação, com parceria do SESC e SESI Araraquara. O festival tem o apoio do Hotel Municipal, Hotel Uirapuru, Max Salada Grill, Acarajé com Arte, Bradhone e Loja Guapo. Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Festival Internacional de Dança de Araraquara apresenta:

Mini-curso “Ações formativas para docentes de Artes”

Inscrições gratuitas pelo email: festivaldedanca2017@gmail.com

Período de inscrição: até 08 de setembro

Público alvo: professores e gestores da rede pública de ensino interessados em processos de formação e arte-educação

 

Grátis

 

  • O mini-curso será realizado de 09 a 16 de setembro, das 8 às 13 horas, no Cear, totalizando 40 horas de atividades

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis