NOTÍCIAS

Voltar

Daae e Prefeitura ampliam ações em prol do meio ambiente

8 de junho de 2018


 Na Semana Municipal do Meio Ambiente, o diretor de Gestão do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), Helton Galvão, e o jornalista Pedro Junqueira, repórter do programa ‘Ambiente Inteiro’, da Prefeitura, concederam entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’.

Segundo Galvão, os grandes problemas ambientais atualmente em Araraquara são o descarte irregular de entulhos e as queimadas urbanas, “ambos refletidos nos problema de comportamento humano”.

“Acho que falta um pouco de entendimento de uma parte da população, de perceber que uma pequena ação envolvendo o meio ambiente pode gerar um grande transtorno numa cidade, que prejudica toda a população”, disse Helder.

Conforme explicou, neste período do ano, muitas pessoas sofrem em Araraquara com os problemas respiratórios provocados pelas queimadas urbanas.

Outro exemplo: quando o lixo orgânico é jogado em um terreno baldio vai atrair animais peçonhentos e outros vetores. Quando se ateia fogo num terreno baldio, a fumaça vai prejudicar a saúde das pessoas.

Outros conceitos

“Os comportamentos individuais atingem o coletivo e acabam prejudicando a qualidade de vida. Principalmente quando muitas pessoas vêm o meio ambiente como algo separado do seu cotidiano, não envolvendo os cuidados com os espaços públicos ou particulares, com os animais, etc”.

Segundo Galvão, Araraquara tem uma boa qualidade de vida, com muitos pontos positivo. “Mas ainda existem alguns pontos negativos como estes citados para serem corrigidos”, reiterou.

Sobre a gestão ambiental do Daae, Helder afirmou que essa Autarquia, fundada há 50 anos em Araraquara, oferece hoje algo além da água tratada e da devolução  do esgoto coletado e tratado aos mananciais. “O conceito de saneamento básico se amplia e tem início outras questões envolvidas nestes serviços, como o saneamento ambiental”

“O Daae hoje é voltado para o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e destinação correta de resíduos. Por isso, o Daae tem, em Araraquara, um conceito novo, que é ser responsável a gestão ambiental do município. Ou seja, é o órgão que busca mediar e regularizar esta relação entre as pessoas, as empresas e o meio ambiente”.

Debate temático

Idealizador do programa “Inteiro Ambiente”, junto com a gestora da rádioWeb ParticipAtiva Lucia Furtado, apresentado a cada 15 dias pela TV Web Participativa, no Facebook e no Youtube da Prefeitura de Araraquara, Pedro Junqueira disse que o programa objetiva informar e educar a população sobre a importância das questões ambientais e como cada pessoa pode colaborar com a causa.

Apresentado há um ano, o programa está com todos os vídeos  disponíveis no Youtube e no Facebook da Prefeitura. Segundo Pedro a série sobre queimadas urbanas foi a mais impactante negativamente falando, justamente pelos males que elas provocam na saúde da população. Na série, ele mostra como é feito o trabalho de prevenção e combate aos incêndios, os males que as queimadas trazem a saúde humana e como a população pode colaborar na causa.

“Acho que o lado positivo do programa e que descobrimos que em Araraquara tem muita gente envolvida na causa ambiental. É um assunto que gera pautas positivas para a produção, porque as pessoas buscam desenvolver projetos e criar, por contra própria,  várias alternativas sustentáveis na cidade”.

Ainda segundo Pedro Junqueira, o programa ‘Ambiente Inteiro’ continua aberto para quem quiser expor uma alternativa interessante ou apenas se informar sobre um tema ambiental. “Basta entrar em contrato com o programa, através de mensagem ou no próprio Facebook da Prefeitura”.

Vale lembrar que o programa também é vinculado na rádioWeb ParticipAtiva, inclusive teve seu início na programação da rádio.

Linhas abertas

O programa ‘Canal Direto’ é transmitido diariamente ao vivo, às 18h30, na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara sempre com um representante direto do governo, inclusive o prefeito Edinho,

que interage com internautas.

O ‘Canal Direto’ também é retransmitido diariamente às 12h30 pela Rádio Web Participativa, sintonizada via site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br).

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis