NOTÍCIAS

Voltar

Damiano reforça identidade histórica de Araraquara em Dia da Bandeira

30 de maio de 2017


O vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho no ato cívico que celebrou o Dia da Bandeira de Araraquara.

 

A cerimônia foi realizada no Marco da Bandeira, na esquina do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), no Centro, na manhã desta terça-feira (30). Participaram da organização do evento a Prefeitura, a Câmara, o Rotary Club, o Sesa, a Polícia Militar e o historiador Rogério Tampellini.

 

“Hoje é um dia importante para a história da nossa cidade. Comemorar o dia da nossa bandeira é comemorar nossos símbolos oficiais, nossa história, a identidade da nossa cidade. Nesses 200 anos, comemorar o Dia da Bandeira tem grande significado e nos permite pautar a importância da preservação do nosso patrimônio e exercermos nosso patriotismo”, afirmou Damiano.

 

“É nosso dever preservar e garantir que nossa história esteja sempre viva e que possamos manifestar nosso respeito por esse símbolo que nos representa”, complementou.

 

José Carlos Porsani (PSDB), representando a Câmara, estava emocionado. “O civismo está acabando. A gente tem que conservar a história. A celebração do 30 de maio jamais pode faltar”, pediu.

 

O presidente do Rotary Club de Araraquara, Heber Cândido Pereira, disse que a celebração “não poderia passar em branco” no aniversário de 200 anos de Araraquara. “Temos que honrar o nosso brasão, demonstrar o nosso civismo.”

 

Rogério Tampellini agradeceu à população pela presença. “Agradecemos a todos que possibilitaram esse evento. Que Deus abençoe Araraquara.”

 

A cerimônia ainda contou com a autora do Hino de Araraquara, Aparecida de Jesus Godoy Aguiar, e a cantora Regina Sibis, que interpretou o hino à capela.

 

O Grupo Escoteiro de Araraquara realizou a troca da bandeira e a Banda Regimental do 13º BPM/I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) executou o Hino Nacional e outras canções. Uma nova placa oferecida pelo Rotary foi fixada no Marco da Bandeira.

 

Ainda participaram do evento o Major Paulo Henrique Jurisato, comandante do 13º BPM/I, e o vereador Magal Verri (PMDB).

 

A lei

 

O Dia da Bandeira de Araraquara foi instituído pela lei nº 8.703, do então vereador Donizete Simioni — atual secretário de Gestão e Finanças.

 

A bandeira de Araraquara foi instituída em 30 de maio de 1974, pelo então prefeito Clodoaldo Medina, com uma reestruturação do brasão da cidade (este criado em 1962).

 

A bandeira de Araraquara traz em sua composição três cores principais, que seguem o mesmo padrão do Brasão de Armas do Município: o forte azul, sobre o qual aparece um sol amarelo, e o triângulo branco onde está inscrito o brasão.

 

No ano passado, o Marco da Bandeira (na esquina do Sesa) foi revitalizado pelo Rotary Club de Araraquara.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis