NOTÍCIAS

Voltar

Damiano sanciona ​lei que recorda visita de Dom Pedro II a Araraquara

17 de outubro de 2017


O prefeito em exercício, Damiano Neto, sancionou nesta terça-feira (17) a criação do Dia do Imperador, a ser comemorado anualmente em 6 de novembro.

A lei, de autoria do vereador Edson Hel (PPS), tem objetivo de recordar a passagem do imperador Dom Pedro II a Araraquara, em 6 de novembro de 1886. O historiador Rogério Tampellini acompanhou o ato de sanção da lei.

“Parabenizo o vereador Edson Hel e o historiador Rogério Tampellini por esse resgate importante da nossa história. Muitos araraquarenses podem não saber que Dom Pedro II esteve aqui na cidade. A data será importante para preservar essa rica história e trazer esse conhecimento à população”, afirma Damiano.

“Queremos resgatar a memória de Araraquara. Muitos não conhecem a vinda de Dom Pedro II”, afirma Edson Hel. Uma exposição alusiva à visita do imperador será realizada entre 6 e 10 de novembro, no saguão da Câmara Municipal.

Segundo Tampellini, os registros históricos informam que o imperador Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, conhecido como D. Pedro II, esteve em Araraquara durante uma rápida visita, de aproximadamente três horas.

Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias foram recebidos com grande entusiasmo pelos vereadores, autoridades e representantes da colônia portuguesa e italiana, além da população.

Segundo os registros, eles vistoriaram as obras da ferrovia, que tinha sido inaugurada um ano antes, em 1885. “Dom Pedro II embarcou em Rio Claro, passando por São Carlos e veio para cá, onde a linha terminava”, explica Tampellini.

O historiador conta que Dom Pedro II percorreu as ruas de Araraquara em uma carruagem até uma residência que ainda está preservada e, atualmente, pertence ao Colégio Progresso.

O monarca também esteve na cadeia da cidade, visitou a Câmara Municipal e foi recebido no Clube Araraquarense, onde assinou o livro de visitantes e doou 100 mil réis aquisição de novos livros ao gabinete de leitura.

 

Denominação de rua

Damiano ainda sancionou lei de José Carlos Porsani (PSDB) que denomina Rua José Roberto Caiano um conjunto de vias ao lado do Parque Residencial Dahma.

“José Roberto Caiano foi meu companheiro de Rotary Club em Araraquara e trabalhou muito em prol da nossa cidade. É uma homenagem muito merecida feita pelo vereador José Carlos Porsani”, afirma Damiano.

Segundo Porsani, Caiano era economista, trabalhou na Usina Zanin e foi proprietário de escritório de contabilidade e professor. O vereador ainda recordou momentos de amizade com o homenageado e sua família.

​Também participaram da sanção da lei o filho de José Roberto, André Barcha Caiano, o coordenador de Administração e TI da Prefeitura e representante do Rotary, Alexandre Kopanakis, e o advogado José Branco Peres Neto, que também integra o Rotary.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis