NOTÍCIAS

Voltar

Defesa Civil reforça alertas em caso de temporais

16 de fevereiro de 2018


Até 31 de março, a Prefeitura mantém em Araraquara o Plano de Contingência Operação Chuvas de Verão, que possibilita a adoção de medidas de prevenção, socorro, assistência e recuperação após um forte temporal.

Lançado em 21 de dezembro último, o plano engloba, além de secretarias municipais, como a de Obras e Serviços Públicos e a de Assistência e Desenvolvimento Social, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e CPFL, que atuam em conjunto nos casos que exigem ações emergenciais.

Em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, na quarta-feira (14), Reginaldo Bolato, agente municipal da Defesa Civil (ligada à Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), disse ser comum também neste período a incidência maior de raios em Araraquara.

Por isso, ele reforça a necessidade de a população ficar atenta e evitar, entre outros perigos, como os raios, as áreas de alagamentos, como a da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, ou Via Expressa, embaixo do Terminal Central de Integração, entre outros pontos da cidade.

“A Defesa Civil não consegue evitar uma tromba d’água, por exemplo, mas pode agir posteriormente com todos os órgãos envolvidos no Plano de Contingência para dar respostas o mais rapidamente possível à população”, afirmou Bolato.

 

Monitoramento

 

O agente também falou sobre o processo de monitoramento que, via celular ou por meio da Central de Monitoramento da Guarda Municipal, mostra locais de chuvas mais intensas na região de Araraquara e o deslocamento das massas. “Quando isso ocorre, é disparado o alarme para as ações de prevenção”, explicou.

Bolato reforçou ser importante que a população também se previna ao ver nuvens mais carregadas. Principalmente motoristas, que devem diminuir a velocidade sob chuva e evitar os pontos de alagamento.

“Outro fator de risco são as tampas de bueiros (no meio das vias), quando desprendidas pelas fortes chuvas, que oferecem mais riscos principalmente para motoqueiros”, advertiu.

Bolato ressaltou que através do telefone número 199 da Guarda Municipal, a Defesa Civil atende aos chamados da população durante as 24 horas do dia, especialmente em casos emergenciais.

 

Lixo nas vias

Também é importante a população não jogar lixo ou entulhos nas bocas de lobo quando varrem as calçadas, nem colocar os sacos de lixo nas vias públicas bem antes das equipes de recolhimento atuar.

“Estes procedimentos acabam levando o lixo para as galerias de águas pluviais, especialmente quando chove mais forte, entupindo a tubulação e provocando transbordamentos. Colocar o lixo apenas momentos antes da passagem do caminhão é o mais indicado”, reiterou Reginaldo.

Vale destacar que entre a última terça (13) e quarta-feira (14) choveu cerca de 60 milímetros em Araraquara, segundo a Defesa Civil, e a previsão é que até domingo (18) ainda caiam chuvas mais intensas na cidade.

O programa “Canal Direto com a Prefeitura” é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, via TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um representante da administração municipal.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis