NOTÍCIAS

Voltar

Dentista ressalta campanha de combate ao câncer bucal

3 de maio de 2018


O cirurgião-dentista Sebastião da Silva Braga, profissional do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas da Secretaria Municipal de Saúde –, reforçou, na quarta-feira (2), a importância da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, que vai até 1º de junho em Araraquara, junto com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, ou Gripe.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, Braga
reiterou que são 24 unidades odontológicas na rede municipal de Saúde participando da campanha, aberta a toda população, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. E que serão 30 unidades atuando no sábado, 12 de maio, no ‘Dia D’ das duas campanhas na cidade.

Contra a gripe, a rede pública disponibiliza 32 postos de saúde.

O profissional afirmou que além de educativa, essa campanha objetiva diagnosticar precocemente lesões ou câncer bucal. “É uma doença grave, porém curável se detectada e tratada em sua fase inicial”, destacou.

O diagnóstico sobre câncer bucal é um exame rápido, que não provoca dor. “Por isso é importante que as pessoas procurem os postos de saúde da campanha para fazer o exame e receber as devidas orientações”, explicou.

O dentista explicou ainda que esses casos de câncer são provocados principalmente por hábitos nocivos à saúde, como o uso do cigarro em doses excessivas e bebida alcoólica.

Evidências

Existem também casos que podem ser provocados por risco ocupacional, ou seja, em pessoas que trabalham expostas ao sol e não se protegem com filtro labial, nem usam chapéu ou outro tipo de proteção.

“As lesões bucais começam das mais diversas formas e quando não se curam num período de vinte dias precisam de uma atenção especial. Pode ser uma mancha vermelha, preta ou parda, um pequeno nódulo no lábio, na gengiva, bochecha, região de palato, o céu da boca, ou nas glândulas salivares, como amídala ou faringe”, acrescentou.

Ainda segundo Sebastião Braga, as regiões mais preocupantes são a da lateral da língua e o assoalho da boca (embaixo da língua). E quando a lesão provoca dores é porque o câncer já pode estar avançado. “É preciso muita atenção com esses sintomas, principalmente quando existem dificuldades para engolir ou alterações na prótese”. Salientou.

Braga ainda lembrou que também o auto-exame é importante, pois se for percebida alguma alteração é necessário que a pessoa procure um dentista. E também destacou a importância do CEO, um centro de referência que pode ser utilizado por toda a população para tratamento em caso de diagnóstico positivo de câncer bucal.

“As pessoas são encaminhadas por meio das Unidades Básicas de Saúde do município, após avaliação”, frisou.

Linha aberta

Vale lembrar: o programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao vivo, às 18h30, pela TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

Este programa sempre interage com os internautas, entrevistando um convidado especial do governo, inclusive o prefeito Edinho, a cada quinze dias.

E mais: além de disponibilizado no Facebook, o ‘Canal Direto’ também é retransmitido diariamente, ao meio-dia, pela Rádio Web Participativa, sintonizada pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br/radioparticipativa), ou através do player disponibilizado na capa do site.

Legenda: O cirurgião-dentista Sebastião da Silva Braga, profissional do Centro de Especialidades Odontológicas da Secretaria Municipal de Saúde, com apresentadora Regina Oliveira

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis