NOTÍCIAS

Voltar

Dia da África conduz discussões nesta quinta-feira (25)

23 de maio de 2017


O dia 25 de maio é o Dia de África porque foi neste dia, em 1963, que se criou a Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano. Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Em 2002, a OUA foi substituída pela União Africana, mas a celebração da data manteve-se.

Por esta razão, dentro da programação de maio, a Coordenadoria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) e o Centro de Referência Afro Mestre Jorge, ligados à Secretaria Municipal de Planejamento e Participação Popular, em parceria com a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), realizam algumas atividades alusivas à data.

No dia 25, às 10 horas, será realizada a roda de conversa “Falando de África: Novos olhares para uma reeducação das relações étnico-raciais” voltada aos profissionais da educação que atuam no CER CAIC Rubens Cruz 1, no Jardim Selmi Dei IV.

No mesmo dia, às 19h30, acontece no Centro de Referência Afro Mestre Jorge, a mesa redonda “Falando de África na Contemporaneidade”, mediada por Jéssica Evelyne Querido da Conceição, natural de Cabo Verde e Estudante de Engenharia Aeronáutica na Escola de Engenharia de São Carlos – EESC – USP.

Também participa Fontes Endualo Pessi, natural de Angola, graduado em Biologia pela UFSCar e Professor da Universidade Independente de Angola. Considerando que o continente africano é historicamente apresentado com base em aspectos negativos, como miséria e conflitos étnicos as referidas atividades tem a intenção de trazer à população araraquarense outro olhar positivo sobre a África como também apresentar aspectos da África contemporânea. A atividade tem início previsto para as 19h30.

Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Programação do mês de maio “Da abolição ao reconhecimento”

Data: quinta-feira (25 de maio)

 

– Roda de Conversa: “Falando de África: Novos olhares para uma reeducação das relações étnico-raciais”, com Fontes Endualo Pessi

Local: CER CAIC Rubens Cruz 1 (Rua Dr. José Logatti, 344 – Jardim Selmi Dei IV)

Horário: 10 horas

 

– Mesa Redonda: “Falando de África na Contemporaneidade”, com Jéssica Evelyne Querido da Conceição e Fontes Endualo Pessi

Local: Centro de Referência Afro Mestre Jorge (Avenida Feijó, 223- Centro)

Horário: 19h30

 

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis