NOTÍCIAS

Voltar

Dia da Doação de Leite Humano tem ação na Gota de Leite

22 de maio de 2017


Na última sexta-feira (19) – Dia Nacional e Municipal da Doação de Leite Humano – a Maternidade Gota de Leite realizou uma série de atividades para comemorar e conscientizar as mulheres sobre a importância da doação. As ações prosseguiram no sábado (20) e reuniram mais de 50 de pessoas. Também foi a primeira vez que Araraquara comemorou o Dia Municipal de Doação de Leite Humano a partir de uma lei proposta pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB), sancionada pelo prefeito Edinho em abril deste ano.

Pacientes, doadoras cadastradas no Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade, gestantes da rede municipal de saúde e mulheres interessadas em doar leite humano participaram de palestra sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, orientações sobre amamentação, dinâmica de relaxamento, sorteio de brindes e café da manhã.

De acordo com Emanuelle Laurenti, diretora técnica hospitalar da Gota de Leite, a mobilização foi um sucesso. “Nesta segunda-feira (22), três novas mães nos procuraram interessadas em se cadastrar como doadoras. Pode parecer pouco, mas é um número expressivo para um único dia, especialmente diante da grande demanda de leite que temos”, conta.

O leite que chega ao Posto é destinado às crianças da UTI Neonatal da Maternidade Gota de Leite e do Hospital São Paulo. São priorizados os bebês prematuros ou que estão abaixo do peso e não sugam. Um litro de leite humano pode alimentar até dez bebês internados por dia.

Como doar?

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e na doação.

A primeira doação deve ser previamente agendada com a equipe do Posto de Coleta, pois é realizada na Gota de Leite, localizada na Rua Carlos Gomes, 1.610, no Centro. As coletas seguintes podem ser feitas em casa, com o kit fornecido pela Maternidade. A equipe dará as orientações necessárias e entrará em contato com a doadora para marcar o dia para pegar o frasco de leite congelado.

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite também aceita doações de frascos de vidro com tampa de plástico, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, com horários pré-agendados para triagem e doações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3305-1530.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis