NOTÍCIAS

Voltar

Dia do Ferroviário: sábado (06) no Museu da Antiga Estação

2 de maio de 2017


Uma grande festa vem sendo programada pela Prefeitura de Araraquara (Secretaria Municipal da Cultura e Fundart) e Câmara Municipal para a comemoração do Dia do Ferroviário, no dia 06 de maio (sábado): é a “Festa na Estação”, que será realizada no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, das 9 às 18 horas.

A música ao vivo com o grupo Sarambeque, às 13 horas, comandará as atrações artísticas da festa, que terá também comidas e bebidas variadas, além de exposição de ferreo – modelismo e artesanato. A Festa na Estação também terá a participação de Teroca e Tecão, com a transmissão ao vivo do programa “Do Quintal ao Municipal”, pela Rádio Uniara. Ainda, está confirmada a participação do mascote da Ferroviária, o Ferrão Maquinista, no evento, e também uma exibição de documentário, às 16 horas.

Vale lembrar que ferrovia foi muito importante para Araraquara durante muitas décadas, possibilitando a ligação entre Araraquara e a cidade de São Paulo – o que trouxe progresso e desenvolvimento para a cidade. A presença dos ferroviários resultou na Colônia Paulista, núcleo de casas localizada na Vila Xavier, no clube Associação Atlética Ferroviária, no Sindicato dos Ferroviários da Zona Paulista – entre outras entidades – e, claro: influenciou a vida social, cultural, econômica e esportiva da cidade.

 Doações e depoimentos – Durante toda a festa, os interessados em doar materiais relacionados ao universo dos ferroviários, poderão fazê-lo, assim como gravar depoimentos sobre a época da ferrovia em Araraquara. A idéia é agregar o material espalhado pela cidade (muitos com famílias de ferroviários), em um único acervo, para se tornar um espaço que possa recuperar a história e a memória ferroviária, tornando-se um atrativo para cidade e região.

Carteira de trabalho, talão de passe, objetos de uso pessoal (roupas e fardamentos), acessórios, peças de trem… enfim: vale tudo para reconstruir a história do trem na cidade. O material doado fará parte do acervo do Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, e os depoimentos em áudio-visual, realizados pela TV Câmara, serão utilizados em produções de documentários.

Museu Ferroviário – O Museu Ferroviário apresenta em suas salas de exposições mostras de diversos tipos de objetos, indo de ferramentas a material gráfico da Estrada de Ferro de Araraquara (EFA). São ferramentas das oficinas, objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas), além do material gráfico, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, carteirinhas de ferroviários – entre outros.

O Museu Ferroviário, no saguão superior, conta com a Sala dos Ferroviários, Salão Principal e um auditório. Na Sala dos Ferroviários, com ante-sala, podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, uniformes de ferroviários, além de uma foto gigante dos operários – com mais de 200 pessoas – na Oficina da EFA, em 1932, em Araraquara. Nesta sala também há uma TV que circula imagens da EFA e da Cia. Paulista.

No Salão Principal há um painel de 7,5 metros denominado “Linha do Tempo”. O visitante pode observar a história da ferrovia, década a década, de 1830 até os dias de hoje. Com material didático, a Linha do Tempo apresenta um panorama da ferrovia no mundo, no Brasil, e em Araraquara.

O objetivo do Museu Ferroviário é contribuir para que araraquarenses e turistas possam conhecer uma parte da história de Araraquara que, a exemplo de tantas outras cidades do Estado, cresceram e se desenvolveram com a chegada da ferrovia. As peças em exposição foram utilizadas entre os séculos XIX e XX e refletem uma época de grande importância para a história da ferrovia.

O Museu Ferroviário de Araraquara funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita, estando localizado na região central de Araraquara, à Rua Antônio Prado, s/nº (na antiga Estação Ferroviária). Mais informações: (16) 3332-3739.

 

SERVIÇO:

“Festa na Estação” – comemoração em homenagem ao Dia do Ferroviário

Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, s/nº – Centro)

Data: sábado (06 de maio)

Horário: 9 às 18 horas

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis