NOTÍCIAS

Voltar

Dia Internacional da Dança ganha celebração diversificada e gratuita

16 de abril de 2018


Uma programação diversificada e gratuita chega a partir da última semana de abril, a fim de celebrar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril. Os eventos propostos são uma realização do Conselho Municipal de Cultura e Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), por meio das Secretarias Municipais da Educação e da Cultura.

 Palestras, encontros, oficinas e espetáculos estão na programação que visa dar visibilidade para a linguagem artística da Dança enquanto profissão, assim como valorizar todos os profissionais atuantes na área – artistas, técnicos e professores de Dança de Araraquara e região.

 As atividades serão realizadas de 26 a 28 de abril (quinta a sábado), sendo necessárias as inscrições prévias para algumas delas. O prazo final para as inscrições, em qualquer das atividades, é o dia 23 de abril (segunda-feira).

 “A programação, levando em conta sua tônica celebrativa, procura envolver diferentes estilos de dança cênica, desde aquelas que são pensadas para palcos tradicionais como aquelas que visam interatividade e espaços alternativos”, explica o coordenador técnico da EMD, Carlos Fonseca.

Programação – A programação se inicia na quinta-feira, 26 de abril, com as Oficinas de “Jazz Musical” monitoradas pela professora e coreógrafa Márcia Delmondes, de Ribeirão Preto. As oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira: pela manhã e à tarde serão atendidos os alunos da própria escola; já à noite, às 19 horas, a Oficina acontece para atender à comunidade da Dança da cidade. Os interessados em participar da oficina devem realizar a inscrição por email (jazzmusicalararaquara@gmail.com). É necessário ser maior de 14 anos e ter experiência em Dança. Para inscrição, enviar: nome, fone, email e endereço completo.

 Para a sexta-feira, 27 de abril, duas atividades estão agendadas: palestra e espetáculo. Às 8 horas, também na EMD, os professores da Educação Integral e profissionais da área de Dança participam de uma palestra com a arte-educadora Isabel Marques, de São Paulo.

 Depois, às 19h30, ainda na EMD, a Caleidos Cia. de Dança, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Coreô”, trazendo “a dança em jogo e o jogo em cena”. Os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas em tempo real a partir de jogos que proporcionam Dança. A retirada de ingressos deverá ser realizada uma hora antes da apresentação, na própria escola.

 “A palestra da Isabel Marques e o espetáculo de sua companhia, a Caleidos, se devem também a seu pensamento sobre a Dança e sua relação com a Educação. Com um longo e duradouro trabalho com base nos estudos de Rudolf Laban, a Caleidos traz para a cena uma proposta rica e honesta, ao mesmo tempo em que se sintoniza com a linha de trabalho da EMD”, lembra Fonseca.

 A programação se encerra no sábado, 28 de abril, com os projetos: “Dança nas Ruas” e “Dança em Cena”, ambos com inscrições abertas. “Dança nas Ruas” consiste em intervenções de artistas da Dança, em diferentes espaços da cidade com grande circulação, abordando a proximidade da arte no cotidiano. As intervenções acontecerão das 10 às 12 horas na Praça de Santa Cruz, no Parque Infantil e no Terminal de Integração. Cada participante poderá inscrever apenas uma intervenção, com duração máxima de cinco minutos. As inscrições devem ser realizadas pelo email dancaemcenaararaquara@gmail.com, com as seguintes informações: nome do grupo/artista, telefone para contato, email, endereço, nome da intervenção, modalidade (Dança de Rua, Dança Contemporânea, etc) e tempo de duração.

 Já o projeto “Dança em Cena” consiste em apresentações dos trabalhos de Dança de grupos, escolas e artistas da cidade e região no Teatro de Arena, a partir das 19h30. A ideia é aproximar os alunos e professores de Dança de Araraquara e região, além de permitir a troca de experiências sobre as vivências desta linguagem artística. Cada escola poderá inscrever apenas uma coreografia, com duração máxima de cinco minutos. As inscrições devem ser realizadas pelo email dancaemcenaararaquara@gmail.com.

 Todas as atividades da programação são gratuitas e contam com a participação das instituições particulares de ensino e dos artistas independentes de Araraquara. Vale lembrar que o Dia Internacional da Dança é celebrado desde 1982, e a data – 29 de abril – lembra o dia do nascimento de Jean Georges Nouverre, nome de grande importância na história da Dança.

SERVIÇO:

Dia Internacional da Dança

 Programação:

Quinta-feira – 26 de abril

– Oficinas de “Jazz Musical”, com a professora e coreógrafa Márcia Delmondes (Ribeirão Preto)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Avenida Vicente Jerônimo Freire, nº 12 – Vila Xavier)

Horários: cedo e à tarde para alunos da EMD; à noite, às 19 horas, aberto à comunidade da dança (inscrições: jazzmusicalararaquara@gmail.com)

 Sexta-feira – 27 de abril

– 8h: Palestra com a arte-educadora Isabel Marques (São Paulo)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Avenida Vicente Jerônimo Freire, nº 12 – Vila Xavier)

Público alvo: professores da Educação Integral e profissionais da área de dança

 – 19h30: espetáculo “Coreô”, com Caleidos Cia. de Dança

(Com ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, na própria escola)

Sábado – 28 de abril

– “Dança nas Ruas” – intervenções de artistas da dança

Horário: das 10 às 12 horas

Locais: Praça de Santa Cruz, Parque Infantil e Terminal de Integração

Inscrições: dancaemcenaararaquara@gmail.com

– “Dança em Cena” – apresentações dos trabalhos de dança de grupos, escolas e artistas da cidade e região

 Horário: 19h30

Local: Teatro de Arena Prefeito Benedito de Oliveira (Avenida Dr. Adhemar Pereira de Barros, s/nº – Vila Melhado)

Inscrições: dancaemcenaararaquara@gmail.com

Programação gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis