NOTÍCIAS

Voltar

Diogo de Moraes aborda produção de “Diário do Busão” em bate-papo do Território da Arte

11 de junho de 2018


O artista e pesquisador Diogo de Moraes foi uma das atrações da programação do Território da Arte de Araraquara nesta segunda-feira (11), quando apresentou uma palestra sobre a produção da sua pesquisa – “Diário do busão: visitas escolares a instituições artísticas” – que está em exposição na casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, até o próximo dia 6 de julho.
A palestra abordou os principais aspectos e critérios de sua investigação. O conteúdo de “Diário do busão” vem do contato de Diogo de Moraes com estudantes da rede pública do ensino, durante visitas a instituições de arte na cidade de São Paulo. O artista se “infiltra” em ônibus que conduzem turmas de estudantes da rede pública para visitas a instituições de arte.

Diogo de Moraes registra e traduz suas impressões, inspirando-se no modelo do “diário de classe”, ferramenta normativa da rotina escolar. A observação revela, por exemplo, códigos internos de comunicação entre os adolescentes, desvios semânticos, profanações comportamentais e gestos oposicionais.

O resultado pode ser conferido em “laudas” na exposição, que mostram parte da pesquisa de Diogo, realizada durante o acompanhamento de sete diferentes visitas. Na Casa da Cultura estará exposta parte desse material – as visitas ao Instituto Tomie Ohtake, à 32ª Bienal de São Paulo, ao MIS – Museu da Imagem e do Som e à Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Vale destacar que o horário de visitação da exposição é de segunda à sexta-feira, das 9h30 às 21h; e aos sábados, das 9 às 13h30. A Casa da Cultura está localizada à Rua São Bento, 909, no centro da cidade.

O Território da Arte de Araraquara segue com atividades totalmente gratuitas até o próximo dia 06 de julho. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara ou na página do evento no Facebook.

 

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis