Coordenadora destaca importância do curso de espanhol introdutório para atendimento ao imigrante
Prefeitura capacita servidores para estabelecer um diálogo adequado aos imigrantes que são atendidos pelos serviços públicos do município

A Prefeitura de Araraquara, em uma parceria entre a Escola de Governo do Município de Araraquara e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, realiza ao longo deste mês de novembro o curso "Espanhol introdutório para atendimento ao imigrante", que conta com aulas semanais na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro.
A capacitação, gratuita e com certificação, é realizada com aulas presenciais nas quintas-feiras do mês de novembro e é oferecida para os servidores e gestores públicos que participam do Programa de Apoio ao Imigrante em Araraquara. Tem como objetivo apresentar noções básicas de comunicação em espanhol para que seja possível estabelecer um diálogo adequado aos imigrantes que são atendidos pelos serviços públicos do município.
A coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura, Renata Fattah, falou sobre a importância do curso. "O curso ensina aos servidores como eles podem desenvolver as habilidades de comunicação com àqueles que, além de se encontrarem em situação de vulnerabilidade, possuem a barreira da linguagem como principal dificuldade na inserção dos serviços públicos. Através da aprendizagem da estrutura fonética e gramatical, além dos aspectos sociais e culturais dos povos hispânicos, com isso os servidores estarão aptos para receber e fornecer um atendimento digno à população imigrante presente no município", avaliou.
O curso apresenta noções básicas de comunicação (fonética e gramatical) em espanhol para estabelecer comunicação com imigrantes cadastrados no CADÚnico e rede de atendimento. Também é abordada a importância do espanhol no mundo contemporâneo e a perspectiva do português como língua de acolhimento, além de noções gerais sobre a estrutura fonética e gramatical do espanhol, como morfologia, sintaxe e ortografia básica. A capacitação também envolverá a compreensão auditiva e textual, além de apresentar vocábulos e expressões como meio de ampliar o repertório vocabular no idioma, e a estudar os aspectos sociais e culturais dos povos hispânicos.
O curso é ministrado por Rafaella Pucca, que possui graduação em ciências sociais pela UNESP (2003), em Letras-Espanhol pela Faculdade de Educação São Luís (2004) e em Pedagogia pela Universidade Anhanguera (2020). Tem especialização lato sensu em teoria e crítica Literária pela Unesp (2005) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2007). É professora titular da Escola Estadual Bento de Abreu e Gerente de Assuntos Administrativos e Educacionais da Escola de Governo do Município de Araraquara (EGMA). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em língua portuguesa, espanhola e respectivas literaturas, e em ciências sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Brasileira, Teoria literária, Espanhol, Teatro, Sociologia e Diálogos Culturais.
A Escola de Governo do Município de Araraquara é um núcleo municipal e responsável pela unidade de gerenciamento de formação, desenvolvimento e gestão de servidores públicos e agentes políticos da Escola Federativa EV.G (Escola Virtual.Gov/Enap). Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (16) 99720-6145.