NOTÍCIAS

Voltar

Documentário destaca os 200 anos de música em Araraquara

14 de agosto de 2017


A programação dos 200 anos de Araraquara destaca, nesta terça-feira (15), o lançamento do documentário “Araraquara 200 anos – nossa música, nossa gente”, do educador Beto Oliveira. O evento será realizado no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, às 19h30, com entrada gratuita.

O documentário inédito retrata um pouco da história musical de Araraquara e seus compositores, devido ao reconhecimento pelos grandes talentos presentes no cenário nacional e internacional.

De acordo com o educador Beto Oliveira, o projeto tem como objetivo reunir diversas linguagens e composições, muitas vezes perdidas ao longo do tempo, e também valorizar os artistas locais e suas obras.

Do jazz ao rock, seguindo pelas trilhas cinematográficas e o samba, participam compositores e musicistas como Carrapicho Rangel, Teroca, Zé Henrique Martiniano, Américo Borges – entre outros.

O documentário traz depoimentos colhidos com estes artistas, que contam sobre sua formação e trajetória musical. Também, apresenta as trilhas musicais preferidas dos artistas e seus videoclipes. “Esse processo também contempla uma homenagem a um dos nomes mais lembrados da nossa música local: o Maestro José Tescari”, aponta Beto, que trabalha com percussão brasileira e educação musical há mais de 20 anos.

O araraquarense iniciou uma série de intercâmbios com Guiné Bissau, de 2009 até este ano, realizando seis edições da Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau. A participação gerou a produção dos documentários “Guiné Bissau – Nação Irmã”, em 2009; e “5ª Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau”, em 2013. Também, em 2015, se mudou para Pompano Beach (EUA), para aprimoramento dos estudos e troca cultural com outras nacionalidades.

Atualmente Beto trabalha como produtor musical, em Piracicaba, e ministra aulas em Araraquara, Américo Brasiliense e Piracicaba, além de integrar o  Grupo Cantoá, de música regional brasileira.

O documentário “Araraquara 200 anos – nossa música, nossa gente”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, tem o intuito de reviver e preservar a memória de Araraquara, nesse momento importante de comemorações.

 

O Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva está localizado à Rua São Bento, nº 794, na região central da cidade.

 

SERVIÇO:

Lançamento do documentário “Araraquara 200 anos – nossa música, nossa gente”

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: terça-feira (15)

Horário: 19h30

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis