NOTÍCIAS

Voltar

Edinho destaca importância da prevenção de ocorrências relacionadas às chuvas

20 de dezembro de 2017


Evitar que a população de Araraquara fique sob risco durante o verão. Esse é o principal objetivo do Plano de Contingência Operação Chuvas de Verão 2017-2018, lançado pela Prefeitura nesta terça-feira (19).

 

O plano começa a ser colocado em prática nesta quinta-feira (21) e vai até março, quando termina o verão, prevendo ação integrada entre vários órgãos para minimizar riscos e prejuízos com as chuvas desta época do ano.

 “Araraquara precisa reconhecer que o problema das enchentes em alguns pontos é uma realidade. Muitas vezes, é difícil equacionar crescimento com sustentabilidade. A Via Expressa é um exemplo disso, pois as águas de duas regiões altas e impermeáveis se encontram”, exemplificou o prefeito.

 “A melhor coisa a se fazer é trabalhar na prevenção, evitando que problemas pontuais coloquem em risco a população de Araraquara”, complementou Edinho.

 O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Júnior, explicou todos os detalhes do plano e as ações de prevenção, socorro, assistência e recuperação (confira ao final do texto). “A finalidade é preservar vidas e minimizar riscos”, declarou.

 Uma das ações previstas, segundo João Alberto, é a interdição ​preventiva ​da Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira (Via Expressa) embaixo do Terminal de Integração — um dos pontos críticos de alagamento — quando o índice de risco do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) chegar ao nível 10.

 Representando a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Amarildo Calegari parabenizou o município por essa ação. “É um período bastante crítico. O que nos compete é fazer com que a gente possa amenizar esses dias que virão”, analisou.

 O lançamento do plano contou com presença da comandante da Guarda Municipal, Juliana Záccaro; do comandante da 3ª Cia. do 13º BPM/I, capitão Ricardo Domingues Júnior; além de diversos secretários municipais.

​​Detalhes

 Segundo o plano, as principais situações que são monitoradas e podem ocorrer na cidade durante o verão são: alagamentos, inundações bruscas ou graduais;​alagamentos em imóveis; desabamentos ou danos e rupturas em estruturas; quedas de árvores, galhos ou vegetações; queda ou ruptura de fios e cabos energizados; rupturas de asfalto, guias e sarjetas; deslocamento de tampas dos postos de verificação da rede de esgoto e erosões.

 As ações de prevenção previstas incluem mapear os pontos suscetíveis a alagamentos e enchentes; sinalizar com placas de alerta os pontos de perigo;​ ​acompanhar a meteorologia em tempo real; definir ações de atendimentos de emergência, critérios técnicos para estados de alerta e as formas de informar o público; e remover entulhos e limpar sarjetas e bueiros em áreas de risco.

 Caso algum incidente ocorra, também estão previstas as ações de resposta: sondar as informações de ocorrências do Corpo de Bombeiros e da polícia; disponibilizar assistência logística e social; comunicar a população sobre procedimentos adotados, assim como áreas afetadas e interditadas; utilizar máquinas para desobstrução ou recuperação de áreas afetadas; e oferecer ajuda humanitária em caso de pessoas vulneráveis, desalojadas ou desabrigadas.

 O documento também lista os principais pontos passíveis de alagamento na cidade, como a Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa (principalmente sob o Terminal de Integração), a rotatória da captação de água do Ribeirão das Cruzes, a Avenida Manoel de Abreu e o pontilhão da Alameda Paulista sobre a linha férrea.

 O plano tem atuação dos seguintes órgãos: Gabinete do Prefeito, secretarias de Gestão e Finanças, Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Comunicação, Desenvolvimento Urbano, Obras e Serviços Públicos, Assistência e Desenvolvimento Social e Saúde, além do Fundo Social de Solidariedade, do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da CPFL e da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis