NOTÍCIAS

Voltar

Edinho nomeia grupo para viabilizar centro especializado em autismo

6 de abril de 2017


O prefeito Edinho Silva assina nesta sexta-feira (7) a portaria que institui o grupo de trabalho responsável por elaborar a proposta de criação de um Centro de Referência Municipal especializado no atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

A comissão possui 11 integrantes, e reúne representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Planejamento e Participação Popular, bem como da sociedade civil organizada.

 

O grupo de trabalho terá a duração de 60 dias e, após esse período, elaborará um documento, que será encaminhado ao prefeito, contendo as principais conclusões apuradas referentes à criação e ao funcionamento do Centro de Referência.

 

“É uma medida concreta para que tenhamos políticas públicas não só para acolher e tratar as pessoas com autismo, mas para que possamos envolver a sociedade na luta contra a discriminação”, ressalta Edinho.

 

Autismo

 

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

 

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave. O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

 

A fim de chamar a atenção da sociedade e propor um olhar mais demorado sobre o autismo, a Prefeitura está iluminando esta semana o Paço Municipal de azul, cor símbolo da condição. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Comunicação se engajou em uma campanha para divulgar informações sobre o TEA (a ação, denominada “Olhe e Veja”, aconteceu no Facebook da Prefeitura).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis