NOTÍCIAS

Voltar

Edinho participa de entrega de título de Cidadão Araraquarense a reitor da Unesp

2 de maio de 2017


Em homenagem proposta pela mesa diretora da Câmara Municipal, o reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Sandro Roberto Valentini, recebeu o título de Cidadão Araraquarense em sessão solene na noite de sexta-feira (28). O prefeito Edinho participou da cerimônia e parabenizou o reitor.

“A entrega do título se justifica não só pelo fato de ser um pesquisador brilhante, um professor muito respeitado, um diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas que mostrou extrema competência. Mas também por fazer história e ser o primeiro reitor vinculado à Unesp de Araraquara desde Jorge Nagle, na década de 1980”, afirmou Edinho. “É uma honra para Araraquara ter Sandro Valentini como ‘novo filho’. Que ele inspire as atuais e as futuras gerações de Araraquara, principalmente as pessoas que iniciam trajetória na comunidade unespiana”, declarou.

A deputada estadual Márcia Lia (PT) afirmou que Sandro tem “uma história linda”. “A forma como você trilhou o caminho para chegar à reitoria é muito interessante. É um orgulho muito grande para Araraquara. Você é brilhante.” Também deputado estadual, Roberto Massafera (PSDB) declarou que 50% das pessoas que moram em Araraquara não nasceram na cidade, mas a Câmara “escolhe os expoentes, os iluminados” para a homenagem. Massafera lembrou que a Unesp é um “grande centro de saber e produção”.

Para o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB), que foi aluno de Sandro, o reitor “tem a capacidade de aglutinar, de trabalhar em equipe, de traçar caminhos”. “A gente fica muito feliz com o senhor à frente dessa grande universidade. É um motivo de muito orgulho para nós”, relatou.

Último a falar, o reitor, que nasceu em Martinópolis (SP), confessou que não esperava pelo título de Cidadão Araraquarense e agradeceu a homenagem. “Dos 18 anos de idade até hoje, são 35 anos de Araraquara. A minha história se confunde com a história da Unesp. Trabalhei muito para o sucesso da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, e a unidade cresceu muito”, destacou.

Sandro ainda lembrou que a Unesp “dinamiza as economias locais” nas cidades em que possui suas unidades de ensino e que “o araraquarense tem à disposição cursos de grande qualidade”.

Também participaram da sessão solene o vice-reitor da Unesp, Sérgio Nobre, os vereadores Edson Hel (PPS), Elias Chediek (PMDB), Roger Mendes (PP) e Toninho do Mel (PT), familiares do homenageado e outras autoridades.

 

Biografia

Sandro Roberto Valentini nasceu em 24 de janeiro de 1964, em Martinópolis (SP). Na pequena cidade do oeste paulista, cursou o ensino fundamental e os dois primeiros anos do ensino médio. Estudou seu terceiro e último ano do ensino médio simultaneamente ao cursinho.

Nesses primeiros 18 anos de vida, sua curiosidade científica já tinha sido despertada e, também, sua aptidão pela docência.

Em 1982, Sandro iniciou o curso de Farmácia-Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp e mudou-se definitivamente de Martinópolis para Araraquara. Em 1986, matriculou-se no Mestrado em Microbiologia e Imunologia da Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ainda durante o Mestrado, em 1987, Sandro foi contratado como Auxiliar de Ensino pela FCF. Seu Doutorado foi iniciado em agosto de 1990, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

Sandro realizou estágio de Doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, e, ao retornar ao Brasil, defendeu sua tese em dezembro de 1993. Iniciou o Pós-Doutorado em agosto de 1996, na Universidade de Harvard, também nos Estados Unidos.

No âmbito administrativo, o atual reitor foi vice-diretor (2005 a 2008) e diretor (2009 a 2012) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, em Araraquara.

Ao longo da carreira, publicou cerca de 80 artigos científicos, orientou 17 doutorandos e quatro mestrandos, além de dezenas de estagiários de iniciação científica, e supervisionou 11 estágios de pós-doutorado.

Em 2016, sua chapa com Sergio Roberto Nobre, então candidato a vice-reitor, foi a mais votada pela comunidade da Unesp para assumir a reitoria. Em janeiro, ambos tomaram posse para um mandato de quatro anos (2017-2021).

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis