NOTÍCIAS

Voltar

Edinho prestigia palestra do jornalista esportivo Juca Kfouri

5 de maio de 2017


Uma noite histórica. Essa foi a definição do prefeito Edinho para a palestra “Modernização dos esportes: desafios de uma âncora econômica”, que contou com a presença do jornalista esportivo Juca Kfouri, no Centro Internacional de Convenção, na noite de quinta-feira (4). Cerca de mil pessoas estiveram presentes.

 

Ainda participaram do debate o técnico da seleção brasileira de futsal, PC Oliveira, e a gestora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol, Aline Pellegrino. O evento foi organizado pela Uniara (Universidade de Araraquara) e contou com apoio da Prefeitura e da Ferroviária.

 

“O Juca é respeitado pelo jornalista que é, pelo cidadão que é e também pelo que fez pela nossa democracia. Esta noite foi um motivo de muita alegria, algo ímpar que marcará minha história como homem público em Araraquara”, revelou o prefeito.

 

“O tema da palestra é um imenso desafio ao nosso País: modernizar o esporte, que é o maior case de lazer do planeta. Debater a profissionalização do esporte é fundamental para que a gente desenvolva um setor da economia que está atrofiado”, completou.

 

Edinho elogiou a Uniara, na figura do reitor Luiz Felipe Cabral Mauro, pela criação do curso de Gestão do Esporte, lançado no evento. “A Uniara merece aplausos.”

 

O futuro

 

Colunista da “Folha de S.Paulo”, blogueiro do UOL, comentarista da ESPN Brasil e apresentador da Rádio CBN, Juca Kfouri começou sua palestra contando histórias curiosas e relembrando o período em que, ainda criança, vinha a Araraquara assistir a partidas da Ferroviária contra o Santos de Pelé.

 

Entrando no assunto da palestra, Juca afirmou que “o futuro do esporte brasileiro passa pela gestão do esporte”. “O esporte é a maior parcela da economia de entretenimento e, antes de mais nada, é saúde pública. Não temos uma política de esporte como prevenção de doenças. A cada dólar gasto no esporte, economiza-se três dólares em saúde pública”, declarou.

 

Na sequência, o jornalista criticou a maneira como os ‘cartolas’ dirigem o esporte no Brasil, principalmente o futebol. “O futebol é um negócio bom demais para ficar nas mãos da nossa cartolagem.”

 

Juca elogiou a iniciativa da Uniara em elaborar a graduação em Gestão do Esporte. “Quando eu vejo uma universidade criar um curso para formar pessoas para cuidar disso, eu me animo. Começo a achar que as coisas terão outro encaminhamento no futuro”, concluiu.

 

Para PC de Oliveira, a Uniara sai na frente. “O esporte vai ficar na mão dessa juventude interessada em gerir”, disse PC. Já Aline Pellegrino destacou que espera “ver o esporte e o futebol feminino sendo tratados como merecem”.

 

O reitor da Uniara discursou sobre a importância do evento para Araraquara e para a universidade e destacou o novo curso. “É o resultado de intenso trabalho e pesquisa.”

 

Também participaram da palestra a vereadora Thainara Faria (PT); os secretários Everson Inforsato, o Dicão (Esportes e Lazer), Sérgio Médici (Negócios Jurídicos) e Priscila Luiz (Comunicação); o coordenador do curso de Gestão do Esporte, Fernando Hagihara Borges; o presidente da Ferroviária, Carlos Salmazo, entre outras autoridades.

 

 

Sobre o curso

 

O curso de Gestão do Esporte, que começa no segundo semestre, terá três anos de duração e está com inscrições abertas até o dia 5 de junho na própria Uniara ou pela internet. O vestibular está marcado para 10 de junho. São 70 vagas disponíveis.

 

O objetivo do curso é preparar os alunos para elaborar, coordenar e gerenciar projetos e eventos esportivos; gerenciar clubes de futebol, academias, instalações e demais instituições esportivas; gerir as carreiras de atletas profissionalizados; desenvolver soluções e estratégias inovadoras para a melhoria da grande indústria do esporte e atuar sob princípios éticos.

 

Mais informações podem ser consultadas no site da Uniara: http://www.uniara.com.br/.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis