NOTÍCIAS

Voltar

Edinho prestigia posse de novo reitor da Unesp

16 de janeiro de 2017


O prefeito Edinho Silva prestigiou, na tarde desta segunda-feira (16), a posse do novo reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Sandro Valentini, e do vice-reitor, Sérgio Roberto Nobre. A cerimônia foi realizada no Teatro Santander, em São Paulo.

O novo reitor foi diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. À frente da reitoria, ele terá mandato de quatro anos (até 2021). Valentini e Nobre integraram a chapa “Unesp Inovadora, Sustentável e Participativa” e venceram as eleições realizadas na universidade, em outubro. Os dois irão ocupar os cargos deixados por Julio Cezar Durigan (ex-reitor) e Eduardo Kokubun (ex-vice-reitor).

Em seu discurso de posse, Valentini afirmou que o momento de crise econômica é uma “oportunidade de transformação” e que um de seus desafios será “inovar em todas as questões da universidade”.

“O mundo mudou. O jovem mudou. Não podemos continuar ensinando o jovem como a gente ensinava há 20 anos. O aluno não pode ficar na sala de aula recebendo ensino passivo. Ele tem que participar da construção de seu conhecimento”, disse. O reitor ainda ressaltou que a Unesp contribui para o desenvolvimento social da comunidade e leva ensino superior de qualidade “para os extremos do Estado”.

Para Edinho Silva, a posse de Valentini é um orgulho para Araraquara. “A Unesp é muito vinculada à cidade de Araraquara, é uma relação umbilical. Eu, formado por essa universidade, fico muito feliz em ver um reitor que construiu toda a sua carreira na Unesp de Araraquara”, afirma o prefeito.

Além de Edinho, também estiveram representando Araraquara na cerimônia a deputada estadual Márcia Lia (PT) e o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda (PSDB). O evento ainda contou com presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do vice-governador Márcio França (PSB).

O novo reitor

Formado em Farmácia-Bioquímica pela Unesp, Sandro Valentini entrou na universidade como auxiliar de ensino, em 1987. Tem mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Unifesp, doutorado em Bioquímica pela USP, doutorado Sanduíche no Massachusetts Institute of Technology – MIT/EUA, pós-doutorado na Harvard University/EUA e é livre-docente em Microbiologia e professor titular em Microbiologia e Biologia Molecular.

O novo reitor foi vice-diretor e diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp em Araraquara. Valentini é autor de 75 artigos completos em periódicos indexados e 225 resumos publicados em anais de eventos científicos.

O vice-reitor

Sérgio Roberto Nobre é formado em Matemática pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e entrou na Unesp em 1986, também como auxiliar de ensino. Tem mestrado em Educação Matemática pela Unesp, doutorado em História da Matemática pela Universidade de Leipzig/Alemanha, pós-doutorado na Ludwig-Maximilians-Universität Munique/Alemanha e é livre-docente e professor titular em História da Matemática.

Parcerias

Criada em 1976, a Unesp é uma das maiores universidades brasileiras, com atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade. São 34 unidades em 24 cidades do Estado.

Em Araraquara, as principais parcerias da universidade com a Prefeitura são o cursinho pré-vestibular Cuca (Curso Unificado do Campus de Araraquara), a incubadora de empresas, o atendimento odontológico do SUS, a educação ambiental e em saúde bucal, o Projeto Unisoja e a organização da Biblioteca Afro, no Centro de Referência Afro.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis