NOTÍCIAS

Voltar

Edinho responde dúvidas da população no ‘Conversa com o Prefeito’

1 de novembro de 2017


O prefeito Edinho respondeu perguntas da população de Araraquara, ao vivo pelo Facebook da Prefeitura, na noite de terça-feira (31). Em mais um “Conversa com o Prefeito”, Edinho abordou questões como a PGV (Planta Genérica de Valores) e o programa “Prefeitura nos Bairros”.

Segundo o prefeito, o diálogo com os vereadores foi mantido para que o projeto de atualização da PGV seja novamente discutido na Câmara. Edinho explicou que a legislação obriga a Prefeitura a atualizar a Planta Genérica. “O Tribunal de Contas vem apontando há algum tempo que a Prefeitura precisa atualizar a Planta. Se não atualizar, significa que está cobrando o IPTU de forma irregular. Renúncia de receita também é considerada um crime”, destacou.

“Uma comissão formada por técnicos do mercado imobiliário fez o cálculo de todas as transações feitas no município. Profissionais de carreira da Prefeitura estabeleceram como seria a cobrança de IPTU. Mandamos o projeto de lei para a Câmara em outubro para que fosse debatido, mas se criou uma imensa polêmica em decorrência da implantação do IPTU Progressivo no Tempo sobre as áreas não ocupadas no município. O Estatuto da Cidade estabelece que se deve implantar IPTU Progressivo quando há áreas que, por décadas, não são utilizadas no município”, justificou Edinho, esclarecendo que a tese de que o reajuste do IPTU será de 300% é mentirosa.

 

Casas populares

Respondendo a uma internauta que perguntou sobre a realização de novos sorteios de casas populares, o prefeito explicou que o Governo Federal encerrou o “Minha Casa Minha Vida” para a faixa 1, mas a Prefeitura está trabalhando para retomar o programa na faixa 1,5. “Muitas vezes, a prestação é igual ou menor que o aluguel. Esse, nós vamos conseguir fazer. Espero, em breve, dar boas notícias”, disse.

 

“Prefeitura nos Bairros”

Edinho também relevou que as equipes do “Prefeitura nos Bairros” estão sendo ampliadas, depois da dificuldade enfrentada no primeiro semestre. Nos últimos dias, o programa chegou à região da Vila Xavier e recapeou a Avenida Estrada de Ferro e a Avenida Antônio Orlando, no Jardim Brasília.

“Recuperamos mais de 300 veículos. Começamos a aumentar nossas equipes. Na semana que vem, vamos lançar o programa no Selmi Dei. Já atendemos Hortênsias, Cecap, Iguatemi, Cruzeiro do Sul, Maria Luiza, Cidade Jardim, Melhado, São José. O déficit de manutenção era muito grande”, revelou.

 

Servidores

O prefeito também foi questionado sobre a valorização dos servidores municipais. Mais especificamente, sobre os professores e a volta do plano de saúde.

Edinho explicou que o novo PCCV (Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos), que está em desenvolvimento em conjunto com uma comissão de servidores, traz uma valorização maior para os professores.

“O debate está aberto. Estamos conversando com os servidores. Espero enviar o projeto à Câmara em breve. O PCCV será uma grande novidade para o ano que vem”, salientou.

Segundo Edinho, a volta do plano de saúde antigo, com mais direitos ao trabalhador, deve ser concretizada ainda neste ano — os últimos detalhes envolvendo a licitação estão sendo definidos.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis