NOTÍCIAS

Voltar

Editais buscam contadores de histórias para o município

14 de julho de 2017


A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart estão com inscrições abertas, por meio de editais, para a seleção de propostas de apresentações artísticas de contação de histórias para compor a programação do Choro das Águas e também para o novo projeto, Museu Vivo.

Os editais completos, com toda a documentação necessária para a inscrição nos projetos, podem ser conferidos no site da Prefeitura de Araraquara (na página principal, em Acesso Rápido, nos Editais da Cultura).

Choro das Águas – As propostas para o Choro das Águas devem ter como foco a narração de histórias e atividades complementares, para apresentações entre os meses de agosto e dezembro deste ano.

O Choro das Águas proporciona atividades de cultura e lazer a toda comunidade, também abrindo espaço para que os artistas araraquarenses mostrem seu trabalho ao público. As apresentações são realizadas na Praça do DAAE – Fonte Luminosa, aos domingos, contando com uma atração diferente a cada semana, com acesso gratuito. As apresentações artísticas em contação de histórias se iniciam às 17 horas do dia agendado, com 60 minutos de duração, portanto encerrando as atividades às 18h.

Podem se inscrever no processo seletivo, artistas ou grupos cênicos, representados por pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com apresentação e produção artística. As propostas aprovadas receberão o valor bruto de R$ 200,00 por sessão realizada.

Os artistas e grupos que tiveram projetos contemplados em edital este ano ou que já se apresentaram nas edições anteriores do Choro, podem concorrer com novas propostas de repertório.

As propostas devem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Cultura/FUNDART, Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, de 14 a 28 de julho, segunda à sexta, das 9h às 17h30, em envelope lacrado e identificado com o nome da proposta e respectivo proponente.

 

Museu Vivo – A Prefeitura de Araraquara também está com inscrições abertas para a contratação de Contadores de Histórias para integrar a programação especial do Projeto Museu Vivo, que ocorrerá no período de agosto a novembro deste ano.

Serão contratados três profissionais contadores de histórias por tempo determinado (de 01/08 a 20/11), para executar monitorias lúdicas nos seguintes espaços: Museu Ferroviário, Museu Histórico e MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara.

O projeto Museu Vivo visa garantir o diferencial no dia a dia dos museus, expandindo o espaço museológico para além da exposição fixa, tornando-o um espaço de convivência e acúmulo de experiências no tocante à memória e preservação patrimonial.

Para melhor atender, recepcionar e monitorar as visitas agendadas nestes espaços, serão contratados contadores de história para que, de maneira lúdica, conduzam e introduzam o público dentro do universo museológico em que estarão inseridos, contando desde a história arquitetônica dos espaços até as histórias que cada objeto do acervo detém.

Podem se inscrever no processo seletivo contadores de histórias representadas por pessoa jurídica formalmente constituída e que conste em sua inscrição CNPJ atividades compatíveis com as exigidas no edital.

Os interessados devem encaminhar suas propostas à Secretaria Municipal de Cultura/FUNDART, Palacete das Rosas Paulo A. C. Silva, até 24 de julho, segunda à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, em envelope lacrado e identificado com o nome e proponente.

Os contadores de história aprovados receberão o valor total de R$ 1.600,00 para atuar como contadores de histórias nos meses de agosto a novembro, com uma carga horária total de 64 horas, distribuída num período de 04 meses sendo quatro horas por semana, podendo acontecer nos períodos da manhã, tarde e noite, tanto em dias úteis quanto em finais de semana ou feriados, conforme necessidade dos espaços museólogos.

Vale destacar que os contadores de histórias aprovados receberão uma oficina de capacitação sobre o patrimônio histórico araraquarense, com duração de quatro horas.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis