NOTÍCIAS

Voltar

Educação aborda o tema “mulher” no projeto “08 de Março na Escola”

12 de março de 2018


O Dia Internacional da Mulher é um tema pertinente à educação. Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal da Educação mobiliza a rede para realização de ações ligadas ao “08 de Março na Escola”.

 Com o objetivo de fomentar as reflexões sobre a temática da condição feminina e a histórica luta das mulheres por respeito e equidade, nos dias 27 de fevereiro e 01 de março, foram realizadas ações formativas junto às equipes gestoras das unidades escolares. Para promover a sensibilização sobre o tema, participou da atividade a bailarina e performer Geórgia Palomino, com a performance, “Ella A Comportada”, que instiga a refletir sobre discursos usuais sobre a mulher e uma pretensa essência do feminino.

 A Secretaria também organizou e encaminhou às unidades escolares uma indicação de materiais destinados ao estudo e pesquisa para os professores e educadores das diferentes etapas da educação básica: “Equidade começa na infância” e “Protagonismo se aprende na escola”. Esta ação tem por objetivo fornecer um aporte teórico e incrementar as práticas pedagógicas.

 A programação conta ainda com um cronograma de espetáculos teatrais destinado às crianças das 5ª etapas da Educação Infantil. A peça “Linda Flor”, é uma adaptação do livro Procurando Firme, de Ruth Rocha, e ocorre no Espaço do Boneco, localizado no centro da cidade.

 A peça conta a história da princesa “Linda Flor”, que é criada diferentemente do seu irmão. Enquanto ele é educado para governar o mundo e desenvolver toda seu potencial físico, ela é apenas educada para ser bela e governar o lar. Questionadora, a princesa entende que é capaz de desenvolver muitas outras habilidades e conquistar seu espaço no mundo.

 O projeto se inicia neste dia 08 de março e segue até 04 de maio. Serão 30 apresentações, com aproximadamente 80 alunos em cada uma delas, totalizando a participação de 2.400 alunos.

 As diretoras e professoras coordenadoras participam ainda, no próximo dia 13, do lançamento do programa Laço Branco: “Meninos e adolescentes pelo fim da violência contra a mulher”, que ocorre no Centro de Desenvolvimento Profissional de Educadores “Paulo Freire” (CEDEPE), na Secretaria Municipal da Educação.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis