NOTÍCIAS

Voltar

Eliana Honain ressalta presença de pediatra 24 horas na UPA Valle Verde

21 de fevereiro de 2018


A secretária municipal da Saúde, Eliana Honain, ressaltou na segunda-feira (19), em entrevista ao programa “Canal Direto com a Prefeitura”, a importância da presença diária de um médico pediatra na UPA do Valle Verde (Unidade de Pronto-Atendimento), durante as 24 horas, a partir da última sexta-feira, dia 16.

 

Antes, a Pasta mantinha, com certa dificuldade, segundo afirmou, um pediatra apenas três vezes por semana – às segundas, quartas e sextas-feiras – e somente durante o dia. “Agora, com a Fungota assumindo a gestão das UPAs, foi possível dar este salto de qualidade para a população do Valle Verde, que tem a Unidade hoje como um dos únicos equipamentos públicos naquela região”, disse Eliana.

 A presença do médico pediatra na UPA do Valle Verde também desafoga a UPA Central. É que muitas crianças da região Norte da cidade, incluindo os núcleos do Selmi Dei e do entorno (o que contabiliza cerca de 50 mil pessoas), também eram atendidas na UPA da Via Expressa, principalmente nos casos de urgência e emergência.

 “Esta melhoria tem um duplo sentido, porque acaba aumentando a qualidade no atendimento à população de todas as regiões de Araraquara”, explicou.

 Eliana ainda ressaltou que com a Fungora gerindo as UPAS, os médicos passam a ser contratados por concurso público, com todos os benefícios de um servidor municipal em relação às garantias trabalhistas. “Isso garante também a estrutura de pessoal nas três UPAS da cidade” – Valle Verde, Central e Vila Xavier.

Mais qualidade

 “Com a mudança de gestão, também houve uma grande demanda de profissionais e as UPAS agora estão supridas com clínicos, especialistas emergencialistas, pediatras e ortopedistas”, afirmou.

Para Eliana, ainda há muito por fazer na saúde pública de Araraquara. “Mas estamos avançando, temos lutado para isso e o prefeito Edinho não mede esforços dando total apoio e autonomia para que isso ocorra”.

 A secretária destacou que grandes parceiros, como a Santa Casa e os profissionais da área da Saúde, incluindo a Maternidade Gota de Leite, também possibilitam os avanços.

Castração de animais

 A secretária da Saúde falou também que a parceria mantida com Ongs da cidade permite a castração de até mil animais domésticos (cães gatos) por ano e que a meta é dobrar esses números em breve. “Apesar de termos dados expressivos diante de uma grande demanda, também vamos avançar neste setor, começando pelos bairros da periferia da cidade”, acrescentou.

 Vale destacar que donos de animais interessados neste serviço devem procurar pelo Centro de Controle de Zoonoses (no Parque Pinheiro) para cadastrar o animal e agendar a castração.

 O programa “Canal Direto com a Prefeitura” é apresentado ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 18h30, via TV Web Participativa, na página oficial do Facebook da Prefeitura de Araraquara, sempre com um representante da administração municipal que responde ao vivo os questionamentos dos internautas. A cada 15 dias, o convidado é o prefeito Edinho.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis