NOTÍCIAS

Voltar

Em gesto de incentivo, Edinho doa sangue no Hemonúcleo

31 de março de 2017


Em gesto de incentivo à população, o prefeito Edinho esteve no Hemonúcleo Regional de Araraquara para doar sangue, na manhã desta sexta-feira (31).

O estoque de sangue do Hemonúcleo está 30% abaixo da capacidade — são cerca de 800 bolsas, mas a quantidade ideal é de pelo menos 1200. O problema se agravou após o registro de dois casos de febre amarela, contraídos na zona rural, confirmados na cidade.

“As pessoas, quando adquirem febre amarela, precisam de muito sangue. Infelizmente, tivemos uma pessoa adulta que foi a óbito, mas temos uma criança que está vencendo a febre amarela e está bem. Ela consumiu por volta de 20 bolsas de sangue”, lembra Edinho.

“Enfrentando casos como esse, a situação fica mais difícil. Vou fazer a minha parte e colaborar para a superação desse problema. Gostaria que você, que está me assistindo, fizesse o mesmo”, declarou o prefeito em transmissão ao vivo pelo Facebook, antes da doação.

Edinho passou pelo mesmo procedimento que o restante dos doadores: preencheu um cadastro, teve a pressão arterial aferida, passou uma entrevista sobre a rotina do dia a dia e os hábitos alimentares e, depois, dirigiu-se à sala para a coleta do sangue.

O prefeito ainda reforça a importância da vacinação contra a febre amarela. “Você, que ainda não se vacinou, procure qualquer unidade de saúde do nosso município. Faça a sua parte. Vamos tomar todas as medidas necessárias para que a gente não sofra com a febre amarela”, pediu.

Neste sábado (1º), a Secretaria de Saúde realiza uma força-tarefa contra a doença. Todos os postos de saúde estarão abertos das 8h às 16h para a vacinação da população. Cerca de 90% dos araraquarenses já estão protegidos contra a febre amarela.

 

Sobre o Hemonúcleo

Além do próprio município, o Hemonúcleo Regional de Araraquara atende 16 hospitais de diversas cidades da região: Américo Brasiliense, Borborema, Descalvado, Ibitinga, Itápolis, Porto Ferreira e Tabatinga.

O Hemonúcleo fica na Rua Expedicionários do Brasil (Rua 8), nº 1621, no Centro, anexo à Unesp de Odontologia e de Farmácia (a entrada é pela Avenida da Saudade). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 14h às 16h. O telefone é o (16) 3301-6102.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis