NOTÍCIAS

Voltar

EMD realiza encontro para comemorar o Dia da Dança

26 de abril de 2017


Dia 29 de abril, sábado, é comemorado o Dia Internacional da Dança e a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) realiza um encontro nesta data, a partir das 15 horas, reunindo escolas de dança, projetos e amigos. O evento é aberto a todos interessados, com entrada gratuita.

Para abrir a programação, os alunos da EMD apresentarão uma nova coreografia; “Haiti”. Também o Núcleo de Formatos e Formandos participa com parte do espetáculo “Evoé”, de 2016, com as coreografias “El Pueblo” (O Povo) e “La Aguante” (A Resistência); e a bailarina Mirele Francisco, ex-aluna da EMD, realiza uma apresentação solo.

As academias Talento e Ballet Renata Canova (Matão) confirmaram a participação: enquanto a Talento apresenta coreografia do bailarino Vinicius Vaccari, os bailarinos matonenses trazem um pas de deux do balé Coppelia para Araraquara.

O coordenador técnico e professor da EMD, Carlos Fonseca, comenta que o Dia Internacional da Dança foi instituído pela UNESCO para firmar a dança enquanto profissão. “A EMD realiza a celebração desta data desde a sua fundação, todos os anos. Já é uma tradição e, nesta data, recebemos sempre as escolas da cidade e região”, aponta. O coordenador lembra que é sempre importante celebrar a data, para dar maior visibilidade à dança, sua importância e suas demandas.

Vale lembrar que a EMD, neste ano, atende aproximadamente 400 alunos. Para tanto, conta com uma equipe formada por: 16 professores, 5 agentes educacionais, 4 agentes sociais, 3 agentes operacionais, 2 agentes administrativos, 1 professor coordenador, 1 serviços gerais e 1 diretora.

O projeto público cultural Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira se deu no ano de 2001, na primeira gestão do Prefeito Edinho Silva; e foi em 2002 que ocorreu a sua inauguração. Autonomia, responsabilidade, liberdade, cooperação, criatividade e afetividade são características do aprendizado das crianças já matriculadas nesta escola. Cuidados com a saúde, consciência e aprendizado de valores, convivência em grupo e o estímulo para a produção artística fazem da escola um projeto importante dentro das políticas públicas da atual administração, sob a administração da Secretaria Municipal da Educação. Além disso, proporciona uma escola diferenciada no ensino da dança, música, teatro e artes visuais.

Porém, o aprendizado de valores, na construção de uma criança-cidadã, é a principal vitória e marca dos que passam pela EMD, já que a escola não busca formar artistas, e sim cidadãos.

A EMD está localizada à Rua Vicente Jerônimo Freire, nº 12, na Vila Xavier.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis