NOTÍCIAS

Voltar

Emef de Bueno realiza atividade de conscientização sobre autismo

7 de abril de 2017


Alunos do 6º ao 9º ano e educadores da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Eugênio Trovatti, em Bueno de Andrada, participaram na segunda-feira (3) de uma palestra alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril.

A palestra foi ministrada pela professora de Língua Portuguesa da rede municipal Carolina de Aquino Falvo Corrêa, que é autista e também possui um filho com autismo.

Carolina, que também é ligada à Associação Brasileira de Autismo, ressalta a importância da iniciativa. “A atividade desenvolvida foi uma aula-palestra sobre a conscientização do autismo, sua existência, seus sinais e a necessidade de entendimento de que o autista é um ser pensante e parte de nossa sociedade, não de um mundo à parte, contribuindo para dirimir o preconceito existente sobre essa condição”, conta.

De acordo com a diretora da Emef, Cristiane Fontes, a atividade também está integrada ao Projeto de Educação em Direitos Humanos, desenvolvido pela escola, que prevê ações de conscientização sobre temas ligados a uma cultura de paz e respeito à diversidade humana.

 

Autismo

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O transtorno se manifesta de formas diferentes em cada pessoa, variando de mais leve a mais grave. Pessoas com grau leve de autismo tendem a levar uma vida mais independente ou até a mostrar inteligência acima da média, como é o caso de quem é Asperger, um tipo de transtorno do espectro autista.

O diagnóstico é feito por um médico neuropediatra e por uma equipe multidisciplinar. As causas do autismo são desconhecidas e não existe cura, mas quando diagnosticado precocemente, há mais chances de melhora do quadro e desenvolvimento da criança.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis