NOTÍCIAS

Voltar

Encontro de Violeiros anima Dia dos Pais (dia 13)

8 de agosto de 2017


Os 200 anos comemorados por Araraquara contam com um Encontro de Violeiros que será realizado neste domingo (13), no Parque Pinheirinho, e que também homenageará os papais da cidade, celebrando o Dia dos Pais. O evento tem início às 11 horas, com entrada gratuita.

Os violeiros participantes do encontro realizarão seus shows no palco do lago, localizado no Centro de Eventos Manoel Cervan Vidal, conhecido como Radialista “Manoel Moreno” – locutor de rádio que esteve à frente de programas do gênero música raiz, mantendo a linha caipira nas rádios Morada e Cultura AM por mais de 30 anos ininterruptos. Manoel Moreno divulgou a filosofia sertaneja, com músicas que marcaram a história e a alma caipira.

Além da homenagem ao Dia dos Pais, o Encontro de Violeiros também homenageará o Duo Glacial, numa iniciativa de Mazinho Quevedo, que está entre as atrações do evento. O Duo Glacial foi uma dupla de cantores de música sertaneja, formada pelos cantores paulistanos Miguel Cerván Vidal e Ana Cerván Vidal, ambos falecidos em 2015. Foi em Araraquara que Miguel e a irmã Aninha começaram a cantar juntos, em 1955. No ano seguinte foram para São Paulo e, em 1959, adotaram o nome artístico Duo Glacial. A dupla gravou 26 LPs e quatro CDs.

 

Atrações – O Encontro de Violeiros terá sete duplas de violeiros, além do grupo Viola Cabocla e do convidado que encerrará o evento, Mazinho Quevedo.

O Grupo Viola Cabocla canta os grandes compositores do universo caipira e alguns dos seus mais autênticos herdeiros. Músicas que marcaram época e influenciaram gerações nas gravações de Cascatinha & Inhana, Mazzaropi, Tonico & Tinoco, Inezita Barroso, Duo Glacial, Rolando Boldrin, Pena Branca & Xavantinho, Renato Teixeira e Almir Sater.

Formado por: André Peres (voz e viola caipira), Lu Mani (voz), Márcio Rocha (voz e violão aço), Pedro Vieira (voz e violão nylon), o Viola Cabocla foi formado em 2004. Para os músicos, a música caipira representa a produção cultural que registrou, ao longo dos anos, os hábitos, as alegrias, as tristezas, os amores e o modo de vida do caipira.

Já Mazinho Quevedo, considerado um dos maiores propagadores e estudiosos da cultura caipira e indicado ao Grammy Latino em 2009, chega para o Encontro acompanhado pela cantora Adrielli, com uma homenagem ao Duo Glacial. Cantor, instrumentista e compositor, Mazinho Quevedo traz seu repertório destacando sucessos que gravou de Miguel e Aninha, como: “Poeira”, “Canarinho Prisioneiro”, “Camisa Branca”, “Velhos Amantes” ou “Lembrança”.

Mazinho e Adrielli mostram um apanhado geral da música de viola com caráter popular, trazendo fundamentação cultural e mostrando a cultura e as tradições musicais do Brasil. Vale lembrar que o músico foi apresentador do quadro musical do Programa “Caminhos da Roça”, da EPTV – Rede Globo e também assinou a trilha do programa “Viola Minha Viola”, da TV Cultura.

 

SERVIÇO:

Encontro de Violeiros – 200 anos de Araraquara

Local: Parque Pinheirinho

Data: domingo (13)

Horário: 11 às 16 horas

Entrada gratuita

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis