NOTÍCIAS

Voltar

Escola do Campo do Bela Vista e o sentimento de pertença

1 de setembro de 2017


Dois trabalhos motivaram os alunos do 6º ano da Escola do Campo – EMEF Hermínio Pagotto, no Assentamento Bela Vista, para a comemoração dos 200 anos de Araraquara: um sobre o sentimento de pertença e o outro sobre as formas geométricas.

O trabalho sobre o sentimento de pertença levou aproximadamente 20 pré-adolescentes, com idade entre 10 e 12 anos, a refletirem sobre o envolvimento do Assentamento Bela Vista com a cidade, mostrando que os moradores do Assentamento pertencem a Araraquara.

A coordenadora da EMEF, Alessandra Cristina de Oliveira – juntamente com as professoras Camila Cristina Carvalho (Matemática) e Lilian Balbino (Ciências) – desenvolveu o tema a partir da observação, já que é comum flagrar conversas entre os alunos de que o assentamento não é valorizado.

A intenção foi reverter as idéias, mostrando que o local é de grande importância para toda a cidade, já que ali reúnem-se pessoas que se importam com a reforma agrária – uma bandeira histórica levantada pelos trabalhadores rurais de todo o país e que defende um modelo econômico e social baseado no uso consciente da terra para a subsistência. Também, a importância das pessoas que vivem no Assentamento, assim como dos alimentos produzidos no local, foram pautados na atividade.

O outro projeto propôs uma releitura com fotos da arquitetura do Assentamento, sendo traduzidas em formas geométricas. A arquitetura italiana das casas foi observada através da vista frontal e vista lateral e, depois, os alunos refizeram as imagens livremente.

Para setembro, a turma vem preparando novas ações, como o plantio em canteiros da cidade e a distribuição de mudas para a população araraquarense.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis