NOTÍCIAS

Voltar

Escola Municipal de Dança completa 15 anos

10 de outubro de 2017


Esta semana, a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) comemora 15 anos de atividades e, para celebrar, na quarta-feira (11), às 19 horas, na própria escola, será realizada uma festa que contará com apresentações de coreografias de alunos e um convidado especial.

Luiz Fernando, ex-aluno da EMD e estudante da Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, de Joinville, é o convidado da noite, com a apresentação de dois solos clássicos. O bailarino, formado em 2013 na EMD, ingressou na Escola Bolshoi em 2014 e mudou-se para Joinville, onde vem seguindo nos estudos.

O professor de Ballet Clássico, Carlos Fonseca, responsável pelo início do processo preparatório de Luiz Fernando da Silva Xavier para a seleção do Bolshoi, conta que, em julho de 2014, o bailarino, recém-formado pela EMD demonstrou interesse sobre a viabilidade e os procedimentos necessários para ingressar no Bolshoi.

Foi aí que iniciou um processo preparatório, com aulas intensas de Ballet e Luiz Fernando, por conta e recursos próprios, prestou a audição em Joinville.

Também o Núcleo de Dança da EMD participa da comemoração, trazendo ao público duas coreografias do espetáculo “Nuvens de algodão, céu de celofane”: “Meu Mundo Caiu” e “Juízo Final”. Ainda, alunos do 1º, 2º, 5º e 6º ano, do período da manhã, realizam uma grande ciranda para integrar público, bailarinos, funcionários e amigos da escola, numa confraternização dos 15 anos da EMD.

 

A escola – A EMD visa instrumentalizar o aluno para que ele possa, ao longo dos seis anos, desenvolver uma capacidade reflexiva, buscando a articulação das linguagens artísticas com o meio social em que vive. Além disto, a EMD possibilita ao aluno construir uma postura crítica, proporcionada pelo contato com as experiências no campo das artes, e imprescindível para a construção da cidadania. Por isso a EMD faz a diferença na vida destas crianças, pois além do viés artístico que desenvolve nelas, as prepara para enxergar e interpretar fatos cotidianos com criticidade e discernimento.

Em 2017, a EMD vem atendendo 139 novos alunos que estão se iniciando na jornada das artes, sendo no total, 368 alunos matriculados. Para tanto, a EMD conta com uma equipe formada por: 22 professores, 4 agentes educacionais, 4 agentes sociais, 3 agentes operacionais, 2 agentes administrativos, 1 professor coordenador, 1 coordenador técnico, 1 serviços gerais e 1 diretora.

Vale destacar que o projeto público cultural Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira se deu no ano de 2001, na primeira gestão do Prefeito Edinho Silva; e foi em 2002 que ocorreu a sua inauguração.

Autonomia, responsabilidade, liberdade, cooperação, criatividade e afetividade são características do aprendizado das crianças já matriculadas nesta escola. Cuidados com a saúde, consciência e aprendizado de valores, convivência em grupo e o estímulo para a produção artística fazem da escola um projeto importante dentro das políticas públicas da atual administração. Além disso, proporciona uma escola diferenciada no ensino da dança, música, teatro e artes visuais.

Porém, o aprendizado de valores, na construção de uma criança-cidadã, é a principal vitória e marca dos que passam pela EMD, já que a escola não busca formar artistas, e sim cidadãos.

A comemoração no dia 11 é gratuita e aberta a todos os interessados. A EMD está localizada à Av. Vicente Jerônimo Freire, nº 12, na Vila Xavier (ao lado da Secretaria Municipal da Educação).

 

SERVIÇO:

Comemoração dos 15 anos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira

Local: EMD (Av. Vicente Jerônimo Freire, nº 12 – Vila Xavier – ao lado da Secretaria Municipal da Educação)

Data: quarta-feira (11 de outubro)

Horário: 19 horas

Grátis

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis