NOTÍCIAS

Voltar

Escola Municipal de Dança realiza aula inaugural neste sábado (11)

8 de março de 2017


A Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD), inaugurada pelo prefeito Edinho em 2002, se prepara para mais um ano de atividades. Neste sábado, dia 11, ocorre a aula inaugural, a partir das 9h da manhã.

 

A aula inaugural é um dos eventos mais tradicionais da EMD e tem por objetivo recepcionar os alunos ingressantes do 1º ano e suas famílias, apresentando a eles a escola que se tornará uma grande parceira na vida de seus filhos por um período mínimo de seis anos que compreende o período de formação dos alunos.

A diretora da escola, Vanessa Caiano de Santana, conta que a programação contará com vídeo informativo sobre o processo de evolução do trabalho da escola e apresentações artísticas, além da participação de autoridades municipais, como o prefeito Edinho Silva.

Entre as apresentações, destaque para os trechos do espetáculo “Evoé! Parte II”: bloco “Teatro contra a Ditadura” e “El Pueblo”, com os alunos formados em 2016 e alunos do Núcleo de Dança em apresentações de Dança Contemporânea e também Teatro. Também, os alunos Ari Célio da Silva Junior e João Pedro Ferreira, ambos do Núcleo Especial de Dança de Formados e Formandos, apresentam o número “Simbioses”, com Dança Contemporânea.

Vanessa conta que é uma grande alegria fazer parte da EMD. “Esta escola tem uma grande importância formativa na vida destes alunos”, enfatiza. Segundo ela, a EMD visa instrumentalizar o aluno para que ele possa ao longo dos seis anos, desenvolver uma capacidade reflexiva, buscando a articulação das linguagens artísticas com o meio social em que vive. “Além disto, a EMD possibilita ao aluno construir uma postura crítica, possibilitada pelo contato com as experiências no campo das artes, e imprescindível para a construção da cidadania. Por isso afirma que a EMD faz a diferença na vida destas crianças, pois além do viés artístico que desenvolve nelas, as prepara para enxergar e interpretar fatos cotidianos com criticidade e discernimento”, assegura a diretora.

Em 2017, a EMD atenderá 139 novos alunos que irão se iniciar na jornada das artes, sendo no total, 368 alunos matriculados. Para tanto, a EMD conta com uma equipe formada por: 16 professores, 5 agentes educacionais, 4 agentes sociais, 3 agentes operacionais, 2 agentes administrativos, 1 professor coordenador, 1 serviços gerais e 1 diretora.

Vale destacar que o projeto público cultural Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira se deu no ano de 2001, na primeira gestão do Prefeito Edinho Silva; e foi em 2002 que ocorreu a sua inauguração.

Autonomia, responsabilidade, liberdade, cooperação, criatividade e afetividade são características do aprendizado das crianças já matriculadas nesta escola. Cuidados com a saúde, consciência e aprendizado de valores, convivência em grupo e o estímulo para a produção artística fazem da escola um projeto importante dentro das políticas públicas da atual administração. Além disso, proporciona uma escola diferenciada no ensino da dança, música, teatro e artes visuais.

Porém, o aprendizado de valores, na construção de uma criança-cidadã, é a principal vitória e marca dos que passam pela EMD, já que a escola não busca formar artistas, e sim cidadãos.

 

SERVIÇO:

Aula inaugural 2017 – EMD Iracema Nogueira

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Rua Vicente Jerônimo Freire, nº 12 – Vila Xavier)

Data: sábado (11/03)

Horário: 9 horas da manhã

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis