NOTÍCIAS

Voltar

Espetáculo “Quixotes (…)” terá temporada em Araraquara

21 de setembro de 2017


A Cia. Cais do Porto, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realiza temporada gratuita em Araraquara do seu mais recente espetáculo teatral “Quixotes – espasmos poéticos sobre ( )s cavaleir( )s da triste figura”, tendo como inspiração a obra “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes.

A temporada tem início nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de setembro, às 19h30, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva. Depois, na próxima semana – nos dias 28, 29 e 30 (de sexta a domingo) – o espetáculo tem suas últimas apresentações novamente no Palacete, no mesmo horário. O projeto cênico foi um dos escolhidos no edital de apoio à produção cultural em Teatro para 29ª Semana Luís Antonio Martinez Correa, promovido pela Prefeitura de Araraquara este ano.

A pesquisa para a montagem de “Quixotes (…)” apresenta a figura do herói como um homem frágil e cheio de sonhos, que veste a armadura para continuar suportando a realidade que vive. Dom Quixote representa o ser humano que necessita de um incentivo para refletir sobre sua trajetória, repensar seus atos e modificar-se.

Com direção de Fábio Lucca e codireção de Zé Guilherme, “Quixotes” tem no elenco Fábio Lucca e Neila Dória. No espetáculo os artistas traçam paralelos entre si e as personagens da obra de Cervantes, criando uma ligação poética na qual ambos entregam seus corações. Dessa forma, um ator e uma atriz estão diante do público e procuram seus corações. Os artistas enviam e recebem cartas dos personagens da obra Dom Quixote de La Mancha, além de instaurar um dolorido diálogo com seu autor morto, Miguel de Cervantes.

Criado a partir de paisagens cênicas, o espetáculo revela as conquistas e os fracassos do ser contemporâneo, que sai a galopes em busca de realizar seus sonhos mais utópicos. “É sobre relações, com as pessoas, com a cidade, com nossos espaços. É sobre sonhos e luta, mas também sobre desigualdade, violência e preconceito. O intuito do espetáculo é de nos fazer mais próximos do outro e sobretudo de nós mesmos”, aponta Zé Guilherme.

Vale destacar que a Cia. Cais do Porto acaba de ter o projeto “Expedição Quixotes – meu corpo, minha cidade” aprovado em primeiro lugar no edital da Funarte de Ocupação da Sala Carlos Miranda, em São Paulo, onde realizará 21 sessões de “Quixotes”. A temporada em Araraquara servirá de aquecimento para a essa grande jornada.

As apresentações em Araraquara, embora gratuitas, contarão com o “pague quanto puder”. Como a temporada é independente, o grupo aceitará aportes voluntários para arcar com as despesas de produção.

 

FICHA TÉCNICA

Criação e Dramaturgia: Cia Cais do Porto

Obra impulso: Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes)

Dramaturgia: O Grupo

Direção: Fábio Lucca

Codireção: Zé Guilherme

Elenco: Fábio Lucca e Neila Dória

Cenografia: O Grupo e Wilson Costa

Iluminação: Larissa Mariano

Direção e execução musical: Laís Figueiroa e Rosinha Dias

Figurino: Murilo Rangel

Operação de Luz: Zé Guilherme

Apoio técnico e contrarregragem: Daiane Caroline

Colaboração dramatúrgica: Carla Zanini, Filipe Ramos, Maria Eduarda Machado

Fotografia: Élide Mendonça

Produção: Cia Cais do Porto

Duração: 90 min

Classificação indicativa: livre

 

SERVIÇO

“Quixotes – espasmos poéticos sobre ( )s cavaleir( )s da triste figura”, com Cia. cais do Porto

Local: Palacete das Rosas (Rua São Bento nº 794 – Centro)

Dias: 21, 22, 28, 29 e 30 de setembro

Horário: 19h30

 

Ingresso: entrada gratuita – pague quanto puder

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis