NOTÍCIAS

Voltar

Espírito Natalino: Café da manhã especial acolhe pessoas em situação de rua

22 de dezembro de 2017


Ação desenvolvida pela Prefeitura contou com presença do bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, na Praça Pedro de Toledo, na manhã desta sexta-feira (22)

 A três dias do Natal, a população em situação de rua de Araraquara teve uma manhã especial nesta sexta-feira (22), na Praça Pedro de Toledo, no Centro. Essas pessoas foram acolhidas pelo “Café da Manhã Solidário”, que ainda reuniu o bispo da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, e entidades de assistência social.

 O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e teve cardápio produzido pela Padaria Solidária da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional.

 O prefeito Edinho ressaltou todo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Casa Transitória, do Centro Pop e do programa “Novos Caminhos”, além de destacar que a área social é uma de suas prioridades.

 “É um momento difícil, em que defender direitos e inclusão social tem sido algo como uma afronta. Eu começo a pensar: em que sociedade estamos vivendo? Estou tocado e emocionado por organizar este café da manhã. Mais que palavras, a gente pode combater a exclusão com atos concretos”, disse Edinho.

 O prefeito reforçou o compromisso de fortalecer os programas da Prefeitura destinados às pessoas em situação de rua. “Nossa maior construção é derrotar o preconceito, essa doença invisível que se manifesta da forma mais violenta possível. Neste período de Natal, quero renovar os meus compromissos com a construção de uma Araraquara sem preconceito, inclusiva, humana e justa. Que esse ambiente de reflexão possa ser permanente em 2018”, salientou.

 O bispo Dom Paulo Cezar Costa, em sua fala, lembrou que “muitas cidades tiram essas pessoas do Centro, porque são tratadas como lixo”, mas Araraquara vai na contramão. “Esse ato mostra que essas pessoas são tratadas com dignidade. O mendigo que está na rua é ser humano como o empresário, o bispo, o presidente dos Estados Unidos. Em momento algum, pode uma sociedade deixar-se mover pela intolerância”, disse o bispo, que também rezou uma oração a todos os presentes.

 Roger Mendes (PP), representando a Câmara, parabenizou a Prefeitura pela ação. “Fico feliz em retornar à mesma praça onde lançamos o projeto ‘Novos Caminhos’. Para mim, a Assistência Social tem o mesmo peso que a Educação e a Saúde. São os três pilares de sustentação de uma sociedade justa e solidária”, afirmou.

 Entre as pessoas em situação de rua que participaram do café da manhã, o sentimento era de gratidão. “É uma luz no fim do túnel, que nos torna igual, nos torna humano. Há muito tempo, eu não me sentia assim, de poder andar no meio do pessoal e o pessoal não ficar me olhando como ‘ah, ela vai roubar’, ou ‘ela é moradora de rua’. Isso é muito importante para mim”, disse Juliana Gouvêa Braz.

 Para Mário Sérgio Moreira da Silva, o evento foi muito importante. “É uma felicidade para mim. E sabe por quê? Ele está ajudando o morador de rua.​ ​Eu gostei demais da palavra de Deus”, revelou.

 Ainda participaram do evento o vice-prefeito e secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto; os vereadores ​Paulo Landim (PT), Edio Lopes (PT),​ Edson Hel (PPS)​ e Gerson da Farmácia (PMDB); a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eloísa Mortatti; padres da cidade e vigários da Diocese de São Carlos; as entidades Sacrário de Amor, Associação São Pio e Grupo Viva; equipes do Centro Pop e da Casa Transitória; alunos da EE “Léa de Freitas Monteiro”, com o projeto “Varal Solidário”; além de outros secretários municipais.

Voltar

Acesso Rápido

Siga-nos no Facebook

Links Úteis